segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Um belo e bem cuidado Jardim, valoriza seu imóvel em até 16%!

Um belo Jardim é valorização certa!


Mais do que nunca, as pessoas estão buscando o bem-estar e tranquilidade na segurança de seus lares e, o que poderia dar mais prazer e paz do que um belo e tratado jardim?!

A criação, execução e manutenção de um belo jardim pode não ser um tarefa para amadores, uma ajuda profissional é sempre bem-vinda, porque o dinheiro aplicado pode, no final das contas, além de melhorar a qualidade de vida para todos da casa, ser um bom investimento que, de uma forma quase que imediata, valoriza seu imóvel em até 16%.

VEJA O QUE DIZEM ESSAS MATÉRIAS:

Um estudo encomendado pela Husqvarna, empresa sueca de equipamentos para manejo de área verde, ouviu 5 mil proprietários de nove países diferentes em quatro continentes e constatou que ao cuidar de seus jardins, as residências podem aumentar o valor da sua propriedade, em média, 16%.

“O Efeito do Jardim muda a visão tradicional sobre qual é o melhor investimento para sua casa. O tempo gasto cortando a grama, removendo as ervas daninhas, podando as cercas-vivas e irrigando podem ser as melhores opções de investimento”, explica Eduarda Varela, coordenadora de Marketing para América Latina da Husqvarna. Para ajudar os proprietários a estimar o retorno do investimento no jardim, o relatório desenvolveu uma medida chamada Retorno de Venda. Essa classificação leva em conta os ganhos do Efeito do Jardim e os custos para transformar uma área externa mediana em um belo local. Para os proprietários da França, por exemplo, o estudo estimou que o retorno seria de 5 euros para cada euro investido ao criar um espaço bem cuidado e projetado, quando a propriedade for vendida.

Para uma análise mais precisa, o estudo ouviu ainda 44 corretores imobiliários com a intenção de avaliar com precisão a estimativa de valorização do imóvel por meio do jardim. Assim, para cada aumento na atratividade do exterior, foi pedido aos corretores que estimassem a mudança no valor de mercado. O resultado foi um aumento de quase 10% para as residências que possuíam um jardim bem cuidado. Em contra partida, uma maioria absoluta, 72%, estimou que o efeito negativo no valor de um imóvel com área externa negligenciada é de até 15%. “Está mais que clara a importância de cuidar do seu jardim, seja ele grande ou pequeno. Além do retorno do investimento, você ganha um espaço bonito para aproveitar com a família e com os amigos”, diz Eduarda.

Investimento em manutenções de jardins
Independentemente do tamanho do imóvel, proprietários com jardins comuns precisarão de equipamentos para criar o ambiente e manter o espaço em boas condições, com árvores podadas, cercas-vivas aparadas e as passarelas limpas. Existem produtos no mercado que facilitam a manutenção desses ambientes, como podadores de cercas-vivas e de galhos, roçadeiras, sopradores e até motosserras. “Esses produtos podem ser encontrados tanto para uso doméstico, para pequenos reparos, como para uso profissional, ou seja, você pode comprar um podador para ser usado por você ou pelo seu jardineiro”, conta a coordenadora de Marketing, Eduarda Varela.

...

SÃO PAULO – Um jardim bem cuidado pode valorizar a propriedade em até 16%. Os dados são do Relatório Global de Jardim da Husqvarna, que ouviu 5 mil proprietários e 44 corretores imobiliários de nove países. “Além de valorizar o imóvel, a manutenção do jardim virou um passatempo”, explica a gerente de produtos da Husqvarna, Graziela Lorenzoni.
Segundo o estudo, um imóvel com um jardim mal cuidado chega a perder 15% no valor final da avaliação dos corretores. “Está mais que clara a importância de cuidar do seu jardim, seja ele grande ou pequeno. Além do retorno do investimento, você ganha um espaço bonito para aproveitar com a família e com os amigos”, afirma a coordenadora de marketing para América Latina da Husqvarna, Eduarda Varela.

Valorização

De acordo com o estudo, no Brasil, 73,2% das casas possuem jardim, desse montante, 70% têm uma área verde de 200 m².
Segundo Graziela, no Brasil, a cada R$ 3,00 investidos no jardim, o retorno é de R$ 1,00 na valorização do imóvel. “Mesmo nas casas muradas a valorização é perceptível, pois um jardim bonito reflete em uma casa convidativa”, afirma Graziela.
A valorização do imóvel é chamada pelo estudo de Efeito Jardim, que pode ser conseguido com a plantação de arbustos, cercas vivas, árvores frutíferas e manutenção da grama. “O Efeito Jardim muda a visão tradicional sobre qual é o melhor investimento para sua casa. O tempo gasto cortando grama, removendo as ervas daninhas, podando as cercas-vivas e irrigando podem ser as melhores opções de investimento”, revela Eduarda.

De olho na grama

A gerente de produtos aconselha que no sul e sudeste, quando as chuvas são mais frequentes a partir de setembro, se estendendo até março, a grama deve ser cortada e aparada a cada 15 dias. “Dessa forma, o jardim manterá o aspecto de bem cuidado”, completa.

...



Fonte: UOL Estilo - Casas e Imóveis

Para valorizar seu imóvel contrate quem entende do ramo.
Fênix ArtDecor - Paisagismo e Jardinagem
13 - 3567.1233 / 3567.2537

sábado, 28 de janeiro de 2012

Guia de Trepadeiras: Trepadeira Caracol



Nome Científico: Vigna caracalla
Sinonímia: Phaseolus caracalla
Nome Popular: Caracala, Trepadeira-caracala, Trepadeira-caracalla, Flor-concha
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

A caracala é uma trepadeira perene, leguminosa, volúvel e tropical, com belíssimas flores exóticas e suavemente perfumadas, porém ainda pouco conhecida e difundida. O nome caracala significa que vem de Caracas, na Venezuela. Da mesma família da ervilha, essa trepadeira de textura herbácea é capaz de crescer  de 6 a 8 metros em condições ideais de cultivo. Suas folhas são trifoliadas, alternas, longo pecíoladas, com folíolos ovalados, acuminados, glabros, de cor verde e com margens inteiras. A floração ocorre no primavera, verão e outono. As flores são papilionáceas, sustentadas em cachos pendentes. Eles variam do branco, verde ao amarelo com pétalas arroxeadas a róseas, em surpreendentes degradées. A pétala superior é ovalada e a inferior é fortemente curvada, como uma conha de caracol. As flores produzem néctar abundante e são atrativas para abelhas. Os frutos são vagens cilíndricas, alongadas e esverdeadas.

Vigorosa e de rápido crescimento, a caracala é uma opção perfeita para cobrir caramanchões, pérgolas, treliças, arcos, cercas, árvores e tantos outros suportes no jardim. Também pode ser plantada em vasos, desde que lhe seja oferecido suporte. Curiosidade: A caracala era uma das plantas preferidas de Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, que a cultivava no Palácio Monticello.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade. Não tolera o frio ou geadas. Em países de clima temperado deve ser protegida em interiores ou casas de vegetação no inverno. Mesmo assim, ela pode perder as folhas no período frio, mas volta a brotar na primavera. Também pode ser cultivada sob meia-sombra, mas neste caso a floração é reduzida. Multiplica-se por estaquia, alporquia ou por sementes, que necessitam quebra de dormência, através de lixamento da casca e imersão em água por dois a três dias.

Fonte: http://www.jardineiro.net

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jardins verticais - Flores ou folhagens?!

Esta nova onda de jardins verticais realmente já pegou mas, será que todos sabem o que estão fazendo?

Pode até parecer fácil, mas a criação, execução e manutenção de uma obra dessas requer cuidados e muito estudo. Nós da Fênix, estamos em constantes testes e pesquisas, afim de oferecer o melhor e mais adequado projeto para seu ambiente, seja de trabalho ou em sua residência.

Quando o assunto é um painel de flores, ainda é mais complicado, exige  um cuidado maior quanto à iluminação, rega e poda. Painel de petúnias executado por nós.

O jardim vertical pode ser de folhagens, dependendo do lugar a ser montado. Painel de samambaias e bromélias executado por nós da Fênix.
Independente de onde possa ser utilizado um jardim vertical, o mais importante é que seja bem planejado, executado e cuidado, nós da Fênix ArtDecor podemos fazer o melhor projeto e a peça mais adequada para ao seu ambiente.

Solicite um técnico especializado! Ligue para 3567.1233 ou 3567.2537
Executamos o jardim vertical nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Jardins na Selva de Pedra - Parabéns São Paulo!

O maior desafio de todo Urbanista, Paisagista ou qualquer pessoa que possa estar realmente preocupada com o bem estar das pessoas nas grandes cidades é introduzir o verde em forma de praças, parques e jardins, tudo para que não venhamos nos sentir como parte não integrante da mãe natureza.

Muitos conseguem fazer isso de forma inusitada, outro de maneira mais simples e óbvio, e outros da maneira mais tradicional...

Com esse artigo, gostaríamos de parabenizar a cidade de São Paulo pelos seus 458 anos de existência e, de co-existência de certa forma harmoniosa, com a Natureza!

Um belo exemplo de convivência e harmonização da cidade com o campo vem dos EUA, onde o Central Park, com mais de 340 hectares, consegue "desafogar" a agitação da cidade e banhar a população com ares campestres;

O Central Park é um exemplo clássico, de interação natural sobre a selva de pedra.
Segundo a Wikipedia:

O Central Park (em português: Parque Central) é um grande parque (com 341 hectares) dentro da cidade estadunidense de Nova Iorque, no estado de mesmo nome. Possui uma área de 3,4 km², e está localizado no distrito de Manhattan.
O parque, que existe há 150 anos, é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de Nova Iorque: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.
Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade e aparece em muitos filmes e programas de televisão, tornando-o conhecido no mundo todo.
Foi projetado por Frederick Law Olmsted e por Calvert Vaux, que criou mais tarde o Brooklyn's Prospect Park. Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinagem no gelo, um santuário vivo e campos diversos.

Em São Paulo não é diferente, o Parque do Ibirapuera exerce uma ação muito revigoradora, no que diz repeito ao stress adquirido no dia-a-dia, dando um "up" nas energias e restaurando as forças para o próximo turno de trabalho.

Cheio de encantos, o Parque do Ibirapuera é um dos cartões postais da cidade de São Paulo.
Segundo a Wikipedia:

O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².

O importante é continuarmos cada vez mais a cultivar essa vontade de vivenciar o verde e dar a atenção devida à natureza.
Cada vez que uma criança é levada à um belo parque ou praça, milhares de árvores deixam de ser cortadas em nosso planeta, pode ter certeza disso!

Viva a vida!!!

Eduardo Garcia Acedo
Paisagista - Fênix ArtDecor

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mais pássaros para seu Jardim. Frutíferas.

A presença de pássaros em um jardim ou área verde se torna praticamente indispensável, bem como das borboletas em uma composição florida.

São várias as espécies de frutíferas que você pode compor, a ponto de "chamar" pássaros para seu jardim, muitas delas de pequeno porte, facilitando assim o cultivo em áreas reduzidas.

Amora, pitanga e acerola são excelentes opções de pequenas árvores, que atraem muitas espécies de pássaros.


As pitangas são uma excelente opção para deixar seu jardim mais colorido e com muito mais vida!!!

Boca livre é com eles... e muita vida para seu jardim!

Então já sabe, quer colocar mais vida, cor e "música" em seu Jardim? Árvores frutíferas são uma opção bem inteligente pois, fora os pássaros que você irá atrair, poderá degustar frutinhas silvestres muito saborosas e nutritivas.

Plante essa ideia!!! Viva!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Barba de velho (Tilandsia usneoides)


A Barba de Velho ou Musgo Espanhol, como é mais conhecido, é uma planta epífeta, espécie de musgo que fica pendurado em árvores e podem alcançar até 6 metros de comprimento. Formam grandes festões de cor verde claro, com hastes ou folhas onduladas e cobertos por minúsculas escalas prata-cinza que apanham água e nutrientes do ar.

A característica mais interessante desta planta é que ela não possui raízes e pode ser cultivada pendurada em qualquer lugar. Não necessita ser regada constantemente ou muito menos colocada em vasos. Basta pendurar em um local de boa luz e esborrifar água duas vezes por semana. Uma boa pedida é utilizá-lo para cobertura de um pergolado, por exemplo, gerando um efeito muito exótico e atraente ao ambiente.

Na natureza, quando passa por longos períodos sem chuvas, entra em um processo de dormência e só volta a se desenvolver quando chove. As flores são minúsculas, verdes ou azuis claro e perfumadas à noite. Suas sementes também minúsculas e são levadas pelo vento ou por pássaros, os meios mais comuns de sua propagação.


Antigamente tinha em abundância nas matas, estendendo-se por todo o continente americano. Também ocorre nas Antilhas e na Argentina. Não é um parasita. Ela cresce naturalmente em uma outra planta e só a utiliza para sustentação. Sua alimentação é apenas pela umidade do ar e dos nutrientes trazidos pelos ventos.

Foi utilizado em larga escala para empacotar frutas, comercializado toneladas para ser utilizado em assentos de carros, colchões e mobília. Dizia-se até que os colchões feitos com o Musgo Espanhol eram mais frescos. Na década de 1939 mais de 10 mil toneladas de Musgo Espanhol foram utilizados na Flórida e na Louisiana. Com isso, o Musgo Espanhol foi praticamente erradicado de suas regiões nativas e hoje, sua incidência é muito rara nas nossas matas.

É uma planta diferente, interessante e que produz um efeito decorativo muito bonito e que realmente chama a atenção, valendo a pena ser utilizada em várias situações e mais diversas situações.