quinta-feira, 26 de julho de 2012

OPÇÕES DE CERCA VIVA

Existem várias espécies de plantas que podem fazer a função de CERCA VIVA, afim de separar os ambientes e deixá-los com mais privacidade, sem ter de utilizar alvenaria ou cercas de madeira.
Pode ser no estilo mais clássico.
Ou de uma maior rusticidade, lembrando mais um Estilo Inglês.
Conheça algumas opções de plantas que podem tranquilamente compor uma cerca viva;
Sansão-do-campo: Tem como vantagem o rápido crescimento e atinge até 5 metros de altura. O fato de ter espinhos torna a cerca segura, mas dificulta a poda de manutenção;

Maricá: Como o sansão-do-campo, cresce rápido e "fecha" a área. Tem porte de cerca de 5 metros de altura e possui espinhos;

Murta: Não "estoura" calçadas e o verde brilhante das folhas valoriza a estética da cerca. Tem crescimento lento e é fácil de ser podada. O ponto negativo é que é hospedeira do inseto transmissor da doença greening, que ataca pomares de citros;

Hibisco: Planta de crescimento rápido, tem outras vantagens como a facilidade de ser podada e a beleza das flores;

Jambolão: Planta de crescimento rápido, atinge até 15 metros de altura. Por ser uma árvore frutífera, atrai muitos pássaros (sabiás, bem-te-vis, saíras, sanhaços) e morcegos;

Iúca: Planta de crescimento moderado, com porte de até 5 metros de altura. Como cerca-viva, protege o local com suas folhas pontiagudas, que espetam;

Outras opções: Bambu, nim, fícus, primavera, eucalipto.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Abacaxi-ornamental

Planta nativa, muito ornamental e diferente.

Nome Científico: Ananas bracteatus
Nome Popular: Abacaxi-ornamental, ananás-ornamental, ananás-vermelho, abacaxi-vermelho


Família: Bromeliaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene


Bromélia muito rústica, de folhagem e frutos ornamentais. As folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados. No entanto há algumas variedades, com folhagem de cores e tonalidades diferentes, a mais conhecida é a variegada de branco-creme, a "Striatus".


Dada a sua agressividade, o abacaxi-ornamental é muito utilizado para delimitar áreas ou canteiros que não devem ser invadidos por pessoas ou animais. Pode ser plantado isolada, em composições, em grupos ou como bordadura.

Devem ser cultivados à meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.

Fonte: O Jardineiro.net


Aqui na Fênix Plantas e Jardins, você adquire um vaso desta linda e exótica planta por R$ 23,00, venha conferir todas as novidades! Aguardamos você!


sábado, 7 de julho de 2012

ORQUÍDEAS: As lindas Catléias.


Nome popular:
Orquídea Cattleya; Catléia; Catléia
Nome científico: Cattleya hybridum
Família: Orchidaceae
Origem: Continente Americano.


Cattleya é um gênero de orquídeas é talvez o gênero de orquídeas mais popular no mundo todo. Há um grande número de híbridos disponíveis no mercado, com várias combinações de cor e forma. O gênero dessa orquidácea supera todos os outros quanto ao número de híbridos que foram criados. Tamanha diversidade de híbridos e espécies torna difícil a identificação e classificação das orquídeas dentro do gênero.

A queda nos preços liderada pelo grande aperfeiçoamento das técnicas de cultivo e propagação (multiplicação) tornou as Cattleyas mais acessíveis à população, apesar de muitas delas ainda serem caras. Tamanha popularidade também se deve ao seu fácil cultivo e é claro, pelas suas grandes e belas flores.

Muitas das espécies de Cattleyas são naturais do Brasil (cerca de 30 espécies), e as demais são originárias de outros países da América Latina, Central e México. Sendo naturalmente encontradas em florestas tropicais, não se encontram em regiões muito frias do continente. Seu nome foi dado como uma homenagem ao orquidófilo inglês William Cattley.

São muitas as variedades desta magnífica Orquídea.

Cultivo: As Cattleyas são orquídeas epífitas, e precisam de ambientes com alta luminosidade, podendo ter sol direto em algumas horas do dia, mas você deve evitar deixá-las pegar o sol direto do meio-dia. A temperatura média ideal para elas é de 23 a 27 graus Celsius, mas em geral elas toleram bem temperaturas mais altas, desde que a luminosidade seja reduzida e a umidade do ar seja mais alta. A umidade relativa do ar ideal para essas orquídeas é de 50 a 80%. Caso a sua região seja muito seca a umidade do ar por ser elevada colocando-se pratos com cascalho molhado ao redor da planta.

Para regar Cattleyas adultas devemos deixar o substrato secar bem antes de regar novamente. Repetindo o que alertamos no nosso guia de cultivo, o excesso de água geralmente as mata mais do que a falta. As mudas já precisam de mais regas, mantendo o substrato levemente úmido.

A adubação é bem vinda, mas não essencial quando temos um substrato de boa qualidade nutricional. Para as Cattleyas, podemos utilizar substratos como o esfagno, a fibra de coco, a casca de pinus, ou mesmo a mistura de pedra britada e carvão. Como adubo, utilize de preferência adubos específicos, seguindo as doses e épocas de aplicação nas embalagens. Quando aplicado no vaso, nunca coloque o adubo próximo demais à base da planta, pois ele pode causar "queimaduras" na planta.


Troca de vaso: O vaso deve ser trocado quando as raízes da Cattleya estiverem saindo excessivamente para fora do vaso. Lembre-se de que suas raízes gostam de ar, e naturalmente algumas raízes crescerão para fora do vaso, sem que necessariamente o vaso tenha de ser trocado. Outro critério que consideramos melhor é trocarmos o vaso quando a drenagem da água no substrato começar a ser comprometida, o que é um indicativo de excesso de raízes. Mas lembre-se: troque de vaso preferencialmente após a floração.

Prendendo em árvores: Por serem epífitas, as Cattleyas podem também ser presas facilmente em árvores, amarrando-se as mesmas ao tronco da árvore. Para isso, é melhor envolver suas raízes em um pouco de fibra de coco, para que ela se fixe mais facilmente e a umidade seja mantida.

Propagação: As Cattleyas podem ser multiplicadas em casa pela divisão dos bulbos. Lembre-se de deixar ao menos 3 pseudobulbos para cada planta dividida. Comercialmente elas são normalmente multiplicadas por micropropagação, gerando plantas clones.