terça-feira, 30 de outubro de 2012

Uma espécie carnívora muito interessante e exótica.


Nome científico: Drosera Binata spp.
Nome comum: Drosera Binata
Família: Droseraceae.
Origem: Estas espécies se encentram repartidas por todo mundo, mas em maior numero no Brasil e na Austrália..

Todas as espécies tem folhas com tentáculos na parte superior. Estes tentáculos produzem uma espécie de liquido pegajoso, de forma que há uma gota pegajosa em final de cada tentáculo. Esta espécie não tem movimentos em seus tentáculos e nem nas folhas, mas com certeza sua beleza é única. Esta espécie se destaca pela facilidade do seu cultivo e pela rapidez do seu crescimento. Com certeza ela se desenvolve rapidamente quando é bem cuidada. Como na maioria das carnívoras as presas são atraídas por um odor e quando encostam no tentáculo ficam presas e são digeridas lá mesmo. Esta espécie também costuma dar muitas flores e sementes.

Luz: As Droseras gostam de muita luz do sol, mas o segredo é deixa-las em um lugar úmido onde não bata vento. Assim a planta cada vez mais fica forte e com mais gotas em suas armadilhas. Proteja esta planta do sol muito forte.

Rega: Deve-se deixar sempre o substrato bem úmido.

sábado, 27 de outubro de 2012

Dendrobium agregatum; Grandiosa em sua simplicidade!


Diferente da maioria das espécies de Orquídeas, a Dendrobium agregatum tem cachos de flores pendentes, formando uma linda cascata!

Nome: Dendrobium lindleyi Sinonímia: Dendrobium aggregatum, Dendrobium lindleyi var. majus, Dendrobium alboviride var. majus, Callista agregata
Origem: Planta nativa do Sudeste da Ásia, ou seja, China, Índia, Tailândia e Vietnam, incluindo Himalaia, Birmânia, Indochina.
Hábitat: Floresta Tropical, planta epífita Tamanho da Planta: NBS - flor em um ano
Produção: Sementeira Clima: Intermediário Luminosidade: Média, 50% de luz
Inflorescência: Cacho pendente, muitas flores Tamanho das Flores: Média – 3 a 6 cm
Época de Floração: Inverno
Odor: Inodoro
Duração da Flor: 10 a 20 dias

Cultivo: São plantas bulbosas com inflorescência pendente, por isso gostam de ficar penduradas. Crescem melhor em caixetas de madeira, com pedaços de cascas de árvores como substrato, indo muito bem em placas de cortiça ou de xaxim. Também podem ser cultivadas em vasos de barro ou de plástico, neste caso com substrato de rápida secagem. Observar na adubação a metade do que é indicado na embalagem. Diminuir a rega durante o inverno, estação na qual a adubação deve ser suprimida. A propagação pode ser feita pela divisão da planta, com pelo menos 4 bulbos em cada pedaço.



Quando você estiver aqui na Fênix Plantas e Jardins, procure por esta linda planta, que surpreende pela sua simplicidade, beleza e luminosidade.

sábado, 20 de outubro de 2012

Bromélia imperial Florida!


Linda Bromélia imperial com sua exuberante flor, isso indica que a planta está vivendo a fase final de seus tempos.

As brácteas saem de dentro das pétalas de uma forma muito interessante.

A bromélia-imperial é uma planta herbácea, rupícola, de grandes proporções e elevado valor ornamental. Ela é acaule, com folhas longas e largas, coriáceas, com superfície cerosa, dispostas em roseta e formando um “vaso” no centro da planta, onde acumula água e nutrientes. Pode atingir cerca de 1,5 metros de diâmetro quando adulta. Suas raízes são fortes, fibrosas e se prestam não somente para nutrição da planta, mas principalmente para sua forte fixação sobre o substrato. Essa característica permite que esta bromélia se fixe em paredões rochosos verticais.

De crescimento moderado, ela pode levar 10 anos para atingir o porte adulto e florescer. Sua inflorescência é do tipo espiga e pode medir 3,5 metros de altura. Ela apresenta brácteas de cor avermelhada e flores delicadas, com estames longos, e cor branco-creme ou amarelas, muito atrativas para abelhas e beija-flores. Ocorrem variedades de folhagem vermelha, arroxeada e verde, além de tonalidades intermediárias dessas cores. Após a floração, assim como ocorre com outras bromélias, a planta morre. Mas geralmente elas deixam brotos de novas bromélias na base.

Esta planta espetacular é cada vez mais popular no paisagismo tropical e contemporâneo. Sua forma escultural, seu porte e cores vibrantes a tornam um elemento de impacto no jardim, seja utilizada isolada ou em grupos. Sua beleza tropical se destaca entre as rochas e em conjunto com outras espécies de bromélias. Também pode ser plantada em vasos. Esta espécie está ameaçada de extinção, jamais compre mudas que foram retiradas do ambiente natural, prefira plantas oriundas de viveiristas certificados pelo IBAMA.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em substrato leve e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, a bromélia-imperial aprecia a umidade e o calor, mas, por ser originária de regiões serranas do Rio de Janeiro, é capaz de tolerar geadas leves. É uma planta rústica, resistente ao vento e à maioria das pragas e doenças. Multiplica-se por sementes e por separação das mudas formadas entorno da planta mãe.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Novidades para seu feriado de 12/10/12.

Rosas são sempre lindas, muito coloridas e extremamente perfumadas, perfeitas portanto!

Todas as semanas temos muitas novidades na Fênix Plantas e Jardins, portanto quando existe um feriado prolongado é mais importante que tenhamos nossa loja arrumada e repleta de muitas cores, aromas, texturas e tudo que a natureza pode oferecer...


Vaso de defesa, com 7 ervas que, na crença popular e de algumas religiões africanas, pode proteger sua casa, empresa ou escritório contra "olho-gordo" e "mal-olhado".
 
 
 
 
 
Linda peça para ornamentar o seu Jardim com todo o encanto das crianças, essas aí são jardineiras, já entendem do riscado... rsrs.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Trepadeiras: Primavera – Bougainvillea glabra

Nome Científico: Bougainvillea glabra
Nomes Populares: Primavera, Buganvile, Buganvília, Ceboleiro, Flor-de-papel, Pataguinha, Pau-de-roseira, Roseiro, Roseta, Santa-rita, Sempre-lustrosa, Três-marias
Família: Nyctaginaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 4.7 a 6.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Bougainvillea glabra.

Trepadeira lenhosa, de florescimento abundante e espetacular. Sua folhas são pequenas, lisas, levemente alongadas e brilhantes, diferenciando-a da B. spectabilis. As flores são pequenas e projetadas, de coloração amarelo creme, envolvidas por brácteas róseas. Pode ser conduzida com arbusto, arvoreta, cerca-viva e como trepadeira, enfeitando com majestade pérgolas e caramanchões de estrutura forte.

Devem ser cultivadas em solo fértil, previamente preparado com adubos químicos ou orgânicos, sempre a pleno sol. Oriunda de sul do Brasil, de característica subtropical, ela suporta muito bem o frio e às geadas, vegetando bem em áreas de altitude também. Requer podas de formação e de manutenção anuais, para estimular o florescimento e renovar parte da folhagem. Multiplica-se por sementes, alporquia e estaquia.

Fonte: Jardineiro.net