quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

FLORADAS DURADOURAS: Margarida-do-Cabo.

 


Nome Científico: Osteospermum ecklonis
Nomes Populares: Margarida-do-cabo, Margarida-africana
Família: Asteraceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

A margarida-do-cabo é uma herbácea muito florífera e bela. Sua folhagem é entouceirada, podendo ser ereta ou prostrada. As folhas são verde escuras, denteadas, um pouco suculentas e com a nervura central saliente. Os capítulos florais são grandes, solitários ou em grupos de dois ou três. As flores do centro são numerosas e pequenas e de coloração roxa a azulada. A corola expandida das flores externas pode ser de cor branca, rosada, arroxeada, com o verso de tonalidade mais escura, dependendo da variedade. Em resumo, podemos descrever que as cores desta margarida, formam um degradeé interessante do centro para as bordas.

Pode ser plantada isolada, em bordaduras ou em maciços; assim como em vasos. É bastante atrativa para borboletas, seu principal polinizador. Deve ser cultivada a pleno sol, embora tolere uma sombra parcial durante o dia. O solo deve ser bastante fértil para uma floração abundante, enriquecido com matéria orgânica e regas regulares.

As margaridas-do-cabo multiplicam-se por sementes que muitas vezes germinam expontaneamente próximo à planta mãe, assim como por divisão das touceiras. Elas são tolerantes às geadas e secas e suscetíveis ao encharcamento por longos períodos. Apesar de perene, os canteiros devem ser reformados bienalmente através da poda ou com o plantio de novas plantas.

Fonte: O Jardineiro.net

Temos sempre as mais lindas Margaridas-do-Cabo em nossa loja, diretamente dos melhores produtores, nos façam uma visita e confiram as novidades!
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PETÚNIA NEGRA: Uma invenção dos ingleses.


Petúnia negra (Petúnia black velvet)
Foto tirada na Fênix Plantas e Jardins.
Em 2010 os horticultores da empresa inglesa Ball Colegrave desenvolveram a primeira petúnia negra do mundo, utilizando técnicas de reprodução natural para chegar à cor escura. 

A flor, nomeada como Black Velvet (veludo negro, em tradução livre), levou quatro anos para ser aperfeiçoada. Segundo o jornal Daily Mail, pesquisadores usaram uma mistura de cores já existentes no mercado até chegarem à tonalidade desejada. 

De acordo com Stuart Lowen, funcionário da companhia situada em Banbury, as flores negras são únicas. “É original e é a primeira. Não existia petúnia negra no mundo antes e ela foi criada sem nenhuma alteração genética, apenas por meio de polinização”, explica. 

Segundo especialistas, a planta será muito procurada por jardineiros devido ao belo contraste que a espécie oferece entre as demais flores coloridas. Se depender do slogan criado para promover a venda da nova petúnia, o sucesso será imediato. A Ball Colegrave já estampa nas principais floriculturas a propaganda: preto combina com tudo!

Fonte: Globo Rural.


Na Fênix já temos esta linda e exótica espécie de flor.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ÁRVORES NATIVAS: Mulungu.

Mulungu (Erythrina verna)

Árvore que ocorre desde o sul da Bahia até Espírito Santo, zona da mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Vale do Paraíba no estado de São Paulo.


Facilmente ultrapassa os 15 m de altura e tem seu crescimento muito rápido, as folhas são verdes e lisas e durante o outono caem.

Suas inflorescências são em forma de cacho e são produzidas em grandes quantidades entre agosto e setembro, quando fica totalmente sem folhas.


Requer solo argiloso com matéria orgânica, é de sol pleno e se propaga a partir de sementes.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

SUCULENTAS: Rosa-de-Pedra.

Nome Botânico: Echeveria elegans Rose.
Nomes Populares: Rosa-de-pedra, Echevéria.
Origem: México.


Rosa-de-Pedra.
 
Planta herbácea suculenta, folhas carnosas em disposição de roseta, cores verde azulada e também colorações mais escuras, com toques castanhos. A forma se assemelha a uma rosa, daí o nome popular.
Podemos encontrar Echeverias de tamanho pequeno, em torno de 5 cm e outras grandes até uns 20 cm de altura e diâmetro.
Tem crescimento relativamente rápido. Suas flores são pequenas, amarelo-rosadas, reunidas em inflorescência terminal de uma haste que também tem a cor rosada. Floresce principalmente nos meses mais quentes.

Necessita de muito sol para bom desenvolvimento.
O solo deverá ser rico em matéria orgânica, mas com boa drenagem. Pode ser cultivada em canteiros ou em vasos.

Para o canteiro, revolver a terra, retirando inços e detritos, adicionar composto orgânico ou húmus de minhoca, pois as suculentas apreciam um pH mais neutro.
Se o solo for muito argiloso, adicionar também areia para garantir a boa drenagem.

Plantar as mudas, sem enterrar demais, cuidando para que o colo da planta fique na linha do solo. Após o plantio, regar.
O espaçamento, para as Echeverias do tipo grande, deverá ficar em torno de 10 a 15 cm entre mudas, prevendo seu crescimento.


Na Fênix Plantas e Jardins você encontra a maior variedade em Suculentas e Cactos do mercado na Baixada Santista, venha conferir!


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SAMAMBAIAS: Como cuidar.


SAMAMBAIAS ::: ::: :::

São plantas de folhagens muito verdes que lembram florestas tropicais, se adaptam a quase qualquer ambiente, desde que seguidos os cuidados mínimos necessários. Os vasos mais indicados para o cultivo são os de médio e grande porte feitos de cerâmica, porém o cultivo em vasos de plástico também vinga. São utilizadas para a decoração de ambientes Internos e varandas.

Geralmente as Samambaias são de cultivo a meia sombra, o ideal é manter o vaso da planta em locais que peguem apenas o sol da manhã e protegido do vento, pois elas são muito sensíveis. Elas são cultivadas em um solo levemente úmido, rico em matéria orgânica, onde a mistura ideal é o composto de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca

No caso de Samambaias cultivadas em vasos suspensos, é necessário prestar a atenção na altura do vaso para que a superfície da planta receba sempre uma boa iluminação, pois sem a iluminação adequada, estas plantas tornam-se frágeis e podem morrer.

Existem diversos tipos de samambaia como por exemplo a samambaia de metro, a avenca, a samambaia azul ou amazônica, a pluma, a samambaia cifre-de-veado, a paulistinha, a samambaia prata, a renda-portuguesa, asplênio, a samambaia trepadeira, a samambaiaçús e a cavalinha.


A mistura de solo básica para o cultivo das samambaias deve ser composta por 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca. O solo precisa estar sempre úmido, mas com boa drenagem para evitar encharcamentos. As adubações regulares são recomendadas.

O mais recomendado é criar samambaias em vaso de fibra de coco, próprio para o cultivo da espécie, e regá-la com frequência, pois são plantas que consomem muita água devido ao seu metabolismo.

Quanto às regas, o ideal é fazer quando a terra estiver seca, no verão todos os dias.

.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Novidades de 31/01/2013.

Pelo menos uma vez por semana trazemos plantas fresquinhas e diferentes de nossos produtores, veja parte das que chegaram hoje em nossa loja:

Caladium.

Croton espiral.
 
Miltácea.
Petúnias.

O resto das novidades estão em nossa loja, aproveite o final de semana para nos fazer uma visita!