sexta-feira, 26 de julho de 2013

Grama-preta: Opção para meia sombra!

Indicada para áreas que não há sol direto.
Nome Científico: Ophiopogon japonicus
Nomes Populares: Grama-preta, Grama-japonesa, Pelo-de-urso
Família: Ruscaceae
Categoria: Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno
Clima: Continental, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, China, Japão
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene


O efeito da Grama-preta, no contexto visual do canteiro, é muito gratificante.
A grama-preta ao contrário do que parece não é uma gramínea. Sem caule e com folhas finas e escuras, ela é uma excelente  forração para áreas sombreadas. Há também uma variedade variegada, de folhas verde-amareladas, e uma variedade anã, de folhas mais curtas. Esta planta não suporta o pisoteio, em compensação não necessita ser aparada. Pode ser utilizada também como bordadura. Vendida comumente na forma de placas.
Deve ser cultivada sob sombra ou pleno sol, em solos férteis e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica, com adubações semestrais e regas regulares. Multiplica-se por divisão das touceiras.


Fonte: Jardineiro.net

...

Aqui na Fênix Plantas e Jardins temos sempre um bom estoque de Grama-preta, ou seja, podemos fornecer desde um caixa para seu jardim residencial, ou fornecer grandes quantidades para jardineiros e paisagistas.

 

sábado, 20 de julho de 2013

GUIA DE ORQUÍDEAS: Colmanara wildcat

As cores e desenhos de sua flor, lembram a pelagem dos felinos.

FICHA TÉCNICA:

Nome Popular: Colmanara
Nome Científico: Colmanara wildcat
Divisão: Angiospermae
Família: Orchidaceae
Origem: Híbrida

Cruzamento entre Odontonia Rustic Bridge X Odontocidium Crowborough Híbridador/Registro: Rod McLellan Co. - 1992

 
Gosta de clima fresco, média luminosidade e maior umidade atmosférica, com essas condições, floresce mais de 1 vez ao ano e o ano todo, as flores duram até 30 dias.
Ela é epífita, vive sobre árvores, mas se adaptam em vasos.
Substrato: Sphagnum, substrato Misto (Fibra de côco, pínus e carvão)
Umidade/Regas: Constantes - Plantas com necessidades de umidade constante.
Possui haste Floral e cacho multifloral. Pode-se utilizar vasos de plástico ou barro.

Cuidados:

Herbácea perene, epífita, característica de clima subtropical. As flores despontam principalmente no verão, nascem na parte terminal de uma longa haste, são muito vistosas, amareladas com manchas marrons, que lembram a pele de alguns felinos.
Deve ser cultivada à meia sombra, as regas podem ser diárias ou a cada dois dias, aprecia uma variação de temperatura entre o dia e a noite.


...

Temos uma grande variedade de Orquídeas em nossa loja, as Colmanaras estão lindas e temos exemplares a partir de R$ 42,00.

As Orquídeas já foram muito elitizadas e caras, hoje em dia a partir de 15 reais você pode adquirir uma linda planta desta família.

Venha conferir as variedades em nossa loja!



sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ponte Pênsil: Fechada por 12 meses!

Um dos principais cartões postais de nossa cidade completará 100 anos e passará por uma grande reforma!

Construida em 1914, sua principal função era conduzir o esgoto.
Um dos acessos à nossa loja é através da Ponte Pênsil, que está comemorando 100 anos de construção no ano que vem e, por esse motivo, está sendo fechada para uma grande reforma.

Um pouco da história...

A Ponte Pênsil foi construída em 1914 tendo como finalidade principal conduzir o esgoto coletado nas cidades de Santos e São Vicente para seu lançamento no Oceano Atlântico, na Ponta de Itaipu, área que hoje se situa no município de Praia Grande.

Faz parte, portanto, do conjunto de obras de saneamento da ilha, conduzido pelo engenheiro Saturnino de Brito no início do século XX. Desse plano, também faz parte a construção dos conhecidos canais de Santos.

Em sua inauguração, o então prefeito de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, atravessou a ponte em um automóvel. Estava acompanhado de sua comitiva.

Embora o objetivo principal tenha sido a condução do esgoto, a Ponte Pênsil desde a sua construção sempre foi utilizada para a travessia de veículos e pedestres.

...

Para o seu centenário, vai ser totalmente reformada, ficando por 12 meses fechada para a travessia de automóveis e motocicletas, somente pedestres e bicicletas poderão atravessar.

Ponte já fechada em 11/07/2013, somente pedestres e bicicletas permitidos.
O comércio da região já está sofrendo os prejuízos causados com o fechamento, a falta de movimento pode ser sentida desde as Marinas perto da ponte, até às lojas de Jardinagem e Paisagismo mais próximas da Ponte do Mar Pequeno.

O canteiro de obras se formando em frente à entrada da ponte, do lado do bairro do Japuí.
OPÇÃO DE TRAJETO!

Você que vem da cidade de Santos, Cubatão, Litoral norte ou ainda bairros de São Vicente cujo acesso seria melhor pela Ponte Pênsil, podem fazer o caminho através da Ponte do Mar Pequeno, fazendo o retorno no Shopping Litoral Plaza e seguindo direto na direção da Ponte Pênsil.

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR NA FÊNIX PLANTAS E JARDINS VINDO DE SANTOS, SÃO VICENTE, CUBATÃO E LITORAL NORTE;


Quem vem de Praia Grande e Litoral Sul, pode fazer o caminho de sempre.

Esperamos que após essa grande reforma, nossa querida Ponte Pênsil retorne muito mais bonita e segura, abrilhantando assim as belezas naturais de nossa cidade. Vamos aguardar!


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Flor-Monstro: Cheira à carniça para atrair seus polinizadores.


Rafflesia arnoldii é uma planta membro do gênero Rafflesia, nativa das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia, famosa por produzir a maior flor do mundo, que pode atingir 106 cm de diâmetro e pesar até 11 kg.

A flor da Rafflesia arnoldii produz uma substância que atrai insetos, que ficam presos no liquido pegajoso permitindo que a planta se alimente deles. É popularmente conhecida como "flor-monstro", devido ao seu tamanho.


O vegetal é um parasita que sobrevive sugando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Portanto, não possui folhas, caule, raiz, e nem realiza fotossíntese. Exala um odor semelhante a de carne podre, que atrai moscas, sendo este o inseto responsável por sua polinização.


Seu nome científico é uma homenagem a Stamford Raffles e Joseph Arnold, que descobriram a flor em 1818.


Fonte: Wikipedia.


terça-feira, 2 de julho de 2013

Plantas de Inverno: Amor-perfeito.


Amor-perfeito (Viola tricolor) é uma flor bienal selvagem eurasiático.1 É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro.2 Ela cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrado onde tem sombra parcial. Floresce de abril a setembro. As flores podem ser roxo, azul, amarelo ou branco. É hermafrodita e autofértil, polinizada pelas abelhas.

Viola tricolor é uma planta que tem uma longa história de uso em fitoterapia. Foi recomendado, entre outros usos, como um tratamento para a epilepsia, asma, doenças de pele e eczema. Possui propriedades expectorantes, então é utilizado no tratamento das doenças pulmonares, como bronquite e coqueluche. É também um diurético e é utilizada no tratamento de reumatismo e da cistite.


Viola tricolor é uma das muitas espécies de plantas que têm ciclotídeos e características citotóxicas, e com estas características significam que ela poderia ser usada para tratar câncer.


As flores têm sido usadas para fazer corantes amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico.


Na mitologia grega, conta que Zeus enamorou-se de uma jovem chamada Lo e provocou ciúmes em sua esposa Hera, ele transformou a moça em novilha e a manteve pastando aos seus pés. Por pena da dieta de ervas a que submeteu a amada, fez com que a terra produzisse lindas flores que chamou de Lo.4 Outra lenda grega conta que as delicadas flores brancas eram adoradas por Eros, o cupido. Para inibir essa adoração, Afrodite as coloriu, o que resultou na coloração tricolor.


Na história conta que gregos e chineses usavam as violas como medicamento, e os celtas e romanos faziam com elas de perfumes. Os amores-perfeitos eram usados até mesmo como elixir do amor na Inglaterra, o que, acredita-se, inspirou Shakespeare em "Sonhos de uma noite de verão". Nessa obra, uma flor mágica teria sido esfregada nos olhos de Titânia enquanto dormia. Ela, ao acordar, apaixonou-se pela primeira pessoa que viu.


Fonte: Wikipedia.