segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SUCULENTAS: Fáceis de cuidar e Lindas de admirar.

Suculentas são fáceis de cuidar e a variedade das espécies é incrível.
Conheça as exóticas suculentas. Práticas, essas plantas são ideais para quem quer mais verde na casa, mas não tem tempo de se dedicar à jardinagem
Suculentas gostam de solos ricos em nutrientes e com pouca água
Graças às folhas gordas e cheias de líquido, as plantas suculentas aguentam passar o dia todo sob o sol e permanecem tão lindas quanto uma orquídea saída da estufa.
Esse não é o único truque dessas plantas, que são típicas da África e têm mais de 12 mil espécies pelo mundo. Irmãs dos cactos, elas costumam ter espinhos ou uma espécie de penugem nas folhas, que retém o máximo de umidade possível.
A variedade é imensa, são perto de 12.000 espécies diferentes.
Dicas de cultivo

Prepare o solo: Suculentas gostam de solos ricos em nutrientes e com pouca água. Misture três partes de areia para uma parte de terra vegetal e acrescente adubo orgânico. Forre os vasos com uma camada de 3 cm de pedriscos. Jamais deixe o prato encharcado. Os vasos não podem ser fundos, porque a suculenta tem raízes curtas.
Regue: Uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno. Jamais deixe água parada no vaso. Além da dengue, a umidade excessiva apodrece as raízes da planta.
Exponha à luz: A grande maioria das espécies de suculentas precisa de muito sol para sobreviver. Naturais de regiões secas - quase desérticas -, essas plantas morrem na sombra.

O difícil é escolher entre tantas espécies... Uma mais linda e interessante que a outra.

Para fazer mudas de suculentas:

1. Prepare vasinhos com a mistura de solo descrita nas dicas de cultivo.

2. Retire uma única folha da planta original.

3. Coloque essa folha no solo do vaso novo e afunde-a meio centímetro, com cuidado para não danificá-la.

4. Regue com cuidado para não tirar a folha da terra.

5. Em algumas semanas, aparecem brotos na folha.

...

Na Fênix Plantas e Jardins, você encontra uma variedade enorme de suculentas, com preço a partir de R$ 3,00 o vasinho.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BONSAI: Estilos básicos. ERETO - Chokkan

Padrões de tamanho e estilos;

Estilo Ereto - Chokkan
Quando um cultivador escolhe um exemplar para miniaturizar, já imagina desde o início que quer que essa plantas venha a possuir, a sua forma e algumas características. Mesmo que com o tempo e com o convívio com a planta surjam novas inspirações, ideias e deseje-se mudar o plano inicial, é fundamental que este exista.

Há quatro classificações por tamanho e várias classificações por estilo, mas os principais e básicos são cinco;

Os bonsais que não ultrapassam 15 cm são denominados anões ou mini. O termo mame é utilizado para bonsais que caibam por inteiro na palma da mão.

Exemplares com tamanho entre 15 e 38 cm são bonsais pequenos. Os chamados médios ou te tamanho clássico possuem entre 38 e 76 cm. Os bonsais grandes ou gigantes são árvores com mais de 76 cm, mas raramente ultrapassando 1 m ou 110 cm.

Os cinco estilos básicos retratam as formas básicas que as árvores possuem  na natureza.

Hoje vamos falar somente de um desses estilos;

Pode ser considerado o estilo mais tradicional.

- Ereto ::: Chokkan;


Árvore com troncos e galhos absolutamente eretos. Sua aparência é de rigidez e sobriedade.
A alternância dos galhos, o posicionamento do primeiro na altura equivalente a um terço da árvore e o terceiro saindo sempre da parte de trás são importantes regras neste estilo, e as exceções aceitas são raras.

Há uma grande predominância das coníferas, que devem ser evitadas pelos iniciantes, dada a dificuldade em se formar uma árvore miniaturizada perfeitamente ereta.

No ápice da árvore, deve ser facilmente identificado o formato de um triângulo perfeito.

Fonte: BONSAI Uma arte ao alcance de todos. (Fábio Antakly Noronha)
Editora Escrituras.
...
Em outras publicações iremos falar dos outros 4 Estilos básicos de Bonsai.


Em nossa loja você encontra Bonsais e Pré-Bonsais à venda, a partir de 24,00.


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ORQUÍDEAS: Como montar um Orquidário em qualquer espaço.

Já sabe-se que cultivar Orquídeas em casa não é mais um privilégio da elite, ou seja, essas incríveis plantas já estão ao alcance de todas as pessoas que são amantes da natureza e que fazem questão de ter em casa flores de muita qualidade e suprema beleza.

Um exemplo de um belo Orquidário, feito embaixo de um pergolado.
Através dos anos, devido à grande produção de mudas e o hibridismo, decorrente da busca por misturas mais resistentes, coloridas e de formas diferentes, essas maravilhosas plantas se tornaram muito mais acessíveis para o público em geral.

Ter um Orquidário em casa é muito mais que expor plantas somente pelo motivo decorativo, é uma terapia que pode ocupar a nossa mente de uma forma muito tranquila e gratificante.

O fundo de um quintal pode se prestar muito bem a esse fim.
Aqui apresentamos alguns exemplos simples de como qualquer espaço pode acomodar um lindo Orquidário que lhe trará grande prazer e satisfação.

1. PERGOLADO / CARAMANCHÃO;

Você pode ter seu orquidário muito bem acomodado embaixo de um pergolado, podendo criar várias possibilidades de pendurar os vasos, amarrar as plantas nas colunas e outras maneiras de enfeitar e proporcionar um ambiente saudável para essas maravilhosas plantas.

2. FUNDO DE QUINTAL;

Em qualquer canto de um quintal, por exemplo, você pode criar um espaço super simpático, onde suas orquídeas ficarão super bem arrumadas e aconchegadas. Pode utilizar as paredes para dependurar suportes que acomodarão os vasos e até as orquideas que não precisam de substrato, como a Vanda. Basta que tome cuidado com muito sol direto (pode utilizar uma tela sombrite pra amenizar isso, como na foto acima).

3. VARANDA DE APARTAMENTO;

Em um pequeno espaço você pode distribuir vasos de forma vertical, ou seja, vasos disponibilizados em suportes ou fixados diretamente nas paredes de sua varanda e ou sacada. Prateleiras também são muito úteis e dão um toque muito especial na decoração.Uma bancada de trabalho também é muito aconselhável para que possa tratar de suas plantas adequadamente.

Uma varanda pode se tornar um lindo local para suas orquideas.
Na Fênix Plantas e Jardins, você encontra Orquídeas de variadas espécies, hibridas, substrato e fertilizante próprios, bem como uma gama enorme de vasos e suportes para essas fascinantes plantas.

Os preços variam muito e já podem ser adquiridas a partir de 17,00 uma planta formada e já florida.

Uma dica para quem já é iniciado neste incrível hobby; Adquira com até 30% de desconto plantas sem as flores, onde você pode dar uma maior variedade ao seu acervo sem gastar muito e obter orquídeas sempre floridas, em todas as épocas do ano.

- Posts em nosso Blog sobre Orquídeas, devemos lembrar que, ao contrário do que muitos propagavam antigamente, as Orquideas são de muito fácil manuseio e cultivo, veja nos artigos abaixo:


Cymbidium. Linda Orquídea!!!







Venha conhecer nosso Orquidário, e mergulhe neste mundo fascinante!



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Vanda: Uma orquídea especial.

A V prima pela beleza, exoticidade e curiosidades.


A Vanda é uma orquídea de origem asiática, costuma ser encontradas em regiões pantanosas, semelhante a mangues, onde, mesmo quando não chove, a umidade do ar é muito alta. Pelas características dessa região é fácil imaginar qual o ambiente ideal para ela: calor, muita luz, ventilação(circulação do ar), água e muita umidade.

Em condições ideais, pode florescer até quatro vezes por ano.
Suas flores podem durar cerca de 30 dias e são nas cores amarelo, laranja, vermelho, rosa e arroxeadas.
Ainda quanto a flor, há muitas variações de tamanho e algumas delas podem ser cobertas com manchas ou listras.

Apreciam bastante água direto nas raízes, mas não gostam de ficar molhada muito tempo, e isso, pode causar o apodrecimento das raízes o que levará a sua morte.

Você pode molhá-la uma ou duas vezes no dia, sempre no início da manhã e/ou no final da tarde. É aconselhado nos dias de calor intenso, além de intensificar a rega para duas vezes no dia, molhar o chão onde sua planta fica, pois aumentará a umidade do ar.

A Vanda gosta de clima quente e não suporta temperaturas muito baixas.
Em temperatura inferior a 15 graus, pode entrar em estado de repouso ou estagnação por vários meses, ou seja, não vai crescer e nem dar flores.
Se a temperatura atingir 30 graus ou mais, mantenha o chão bem molhado, para aumentar a umidade relativa do ar ao redor dela. Ela suportará a temperatura alta sem problemas, contato que haja umidade no ambiente.


Estes exemplares de Vanda estão em nosso novo Orquidário.

Requer mais adubo do que as demais orquídeas, porque suas raízes são aéreas e seu caule precisa crescer para uma nova floração.
O adubo deve ser do tipo foliar, e devido ao grande número de florações no ano, deve conter maior teor de fósforo, tipo 15-30-20.
É aconselhada adubação semanal ou no mínimo quinzenal, usando adubo foliar diluído e aplicando diretamente nas folhas e raízes.
Diferente das demais orquídeas, elas podem e devem ser adubadas quando estão floridas, somente deve haver cuidado para não atingir as flores.
Lembrando que, nunca se deve adubar em pleno sol, opte sempre pelo início da manhã ou fim da tarde.

Dispensa substrato, ela gosta de suas raízes limpas e soltas.
Você pode deixá-la pendurada, ou amarrá-la num tutor vivo (árvores em geral) ou em pedaços de madeira. Neste caso, fixe-a voltada para o lado norte.
Se for plantar em vaso ou cachepô de madeira, ele deve servir apenas de base e não deve ter substrato. Atenção! Nunca enterre suas raízes!

A Vanda deve ser colocada num local onde local onde receba luz direta do sol do início da manhã e do fim de tarde. É importante que a iluminação seja filtrada nas horas de sol mais forte.
Uma Vanda bem cultivada, pode ter até 3 hastes florais com 10 a 20 flores em cada uma. O cultivo adequado e dedicado pode aumentar até a durabilidade das flores, de 30 dias até 3 meses.

Depois de abertas, as flores continuam a crescer. Você pode observar que a primeira flor que abriu chega a ter uma diferença de 2 a 3 cm em relação a que abriu mais recentemente.
O número e tamanho das flores também varia de acordo com a idade da planta. As primeiras floradas são de 5 a 9 flores, já a partir da quinta, ela pode atingir até 20 flores com tamanhos bem maiores que as da primeira florada.

 ...


Aqui em nossa loja você encontra exemplares de Vanda a partir de R$ 130,00.

Venha conferir e conhecer esta maravilha da Natureza!