segunda-feira, 19 de março de 2012

Acerola.

Uma das frutíferas mais fáceis e versáteis existentes, vamos conhecer melhor a Aceroleira, esta planta que gera a frutinha que é muita vitamina C, além de dar um colorido muito interessante para seu Jardim.

Aceroleiro.

A acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae.
O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.
A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.

Chega a ter 80 X mais o valor de vitamina C, de que o limão ou a laranja.

No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.
Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.


Fonte: Wikipédia.



sábado, 10 de março de 2012

Ajuda na hora de REGAR suas Plantas.

Você sabia que grande parte dos casos de morte de plantas ornamentais se deve à falta de informação quanto à irrigação? Vamos tentar, com esse post, amenizar bem esse problema.



Orientações de irrigação:

- A irrigação de suas plantas envolve um pouco mais do que simplesmente regá-las dia sim dia não - embora isso seja melhor do que não molhá-las nunca. Siga as dicas a seguir para tirar o máximo proveito de seus esforços de irrigação.

- Coloque água no frescor da manhã ou da noite, quando não houver vento e quando a evaporação da água for mínima.

- Evite molhar as plantas suscetíveis a doenças à noite. Se a água permanecer na folhagem da planta durante horas, ela estimulará as doenças fúngicas a atacarem as folhas, os botões, as flores e os frutos. As plantas suscetíveis a manchas nas folhas, deterioração dos frutos e ferrugem nas flores devem ser molhadas de manhã, quando o sol secará rapidamente as folhas e impedirá o desenvolvimento dos fungos.

- Coloque cerca de 2,5 cm de água por semana em muitas plantas e no gramado. A idéia é manter o solo levemente úmido e evitar que ele seque completamente, o que prejudicaria a maioria das plantas. Já que as plantas nem sempre seguem a regra, existem exceções a essa orientação geral.
Pode haver uma necessidade maior de água se o tempo estiver quente, o solo seco, ou os canteiros ou os vasos estiverem muito cheios.

- Quando o tempo estiver fresco, as plantas mais afastadas umas das outras, ou o solo pesado e úmido, será necessário menos água.

- As plantas novas precisam de mais umidade na superfície do solo para ajudar suas raízes a se fixarem. Você deve molhá-las com mais freqüência de acordo com suas necessidades.

- As plantas mais maduras com grandes raízes podem ser molhadas com maior quantidade de água e com menos freqüência do que as plantas mais novas. A umidade penetra no solo e estimula o crescimento das raízes.



Com estes cuidados e procedimentos simples, com certeza terá muito mais êxito no controle da saúde de suas plantas.