terça-feira, 17 de abril de 2012

Como cuidar de seu jardim no Outono.

No outono, as chuvas diminuem e, com elas, a umidade do ar. O dia e a noite tem a mesma duração e nos países onde o clima é mais frio, as folhas das árvores mudam de cor e adquirem um tom mais amarelado e avermelhado. No Brasil, este fenômeno praticamente não existe, exceto nas regiões serranas do sul e sudeste.

As Camélias são um exemplo das plantas que florescem no Outono.
Este é um período especial na Fruticultura, quando se dá a colheita de diversas frutas. As plantas frutíferas, que florescem na Primavera, são germinadas por agentes polinizadores e geram os frutos no início do verão mas, somente no Outono que estes frutos começam a amadurecer.
Algumas espécies começam seu período de repouso vegetativo e entram em estado de dormência. Elas param de se desenvolver e algumas árvores e arbustos chegam a perder as folhas, para poupar energia e enfrentar o Inverno.
As adubações devem ser reduzidas, já que elas não absorveram os nutrientes, mas existem espécies que florescem nessa época, é o caso das azaléias, portanto devem ser adubadas normalmente.

As Orquídeas bambú ou Arundinas, como preferir, também florescem no Outono.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bulbos - O que são?


Ao se falar em bulbos, ou plantas bulbosas, nos vêm a mente belas plantas como tulipas, gladíolos, amarílis, íris, dálias, canas-de-jardim, caládios, etc. Alguns são bulbos verdadeiros, nos corretos termos botânicos, enquanto outros não. Apesar disso, em jardinagem e paisagismo, o termo bulbo é usado para descrever uma grande 
variedade de plantas geófitas e seus órgãos subterrâneos de armazenamento, incluindo bulbos, cormos, rizomas, tubérculos e raízes tuberosas.
Alguns destes órgãos são caules modificados, enquanto outros são raízes engrossadas. Embora sejam estruturalmente diferentes, todos os bulbos armazenam alimento para as plantas sobreviverem durante uma estação inóspita e crescerem em estações subseqüentes, ou para emitirem novas brotações, ou para se reproduzirem assexuadamente, aumentando uma população de plantas.
Um bulbo verdadeiro consiste de um caule e folhas adaptadas ao armazenamento. O caule é basal e comprimido em uma forma achatada ou cônica, denominada prato. Suas folhas são modificadas, suculentas e preenchidas com substâncias de reserva. Narcisos, tulipas, jacintos e cebolas são bulbos tunicados, cujas folhas são justapostas em camadas, umas sobre as outras, e as folhas mais externas ficam secas e marrons, formando uma túnica entorno do bulbo. Da base dos bulbos tunicados, surgem bulbilhos (bulbos pequenos), que podem ser separados para formar novas plantas.
Lírios têm bulbos escamosos, cujas folhas também se sobrepõem, porém de maneira mais frouxa, com textura mais suculenta e sem formar uma túnica. Neste caso, a separação delicada das escamas gera novas plantas.