terça-feira, 8 de novembro de 2011

Trepadeira Jade: Dê este presente ao seu Pergolado!

Com certeza essa trepadeira vai dar um colorido todo exótico e alegre ao seu jardim. Maravilhosa!!!

  • Nome Científico: Strongylodon macrobotrys
  • Nome Popular: Trepadeira-jade, trepadeira-filipina
  • Família: Fabaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Filipinas
  • Ciclo de Vida: Perene
A trepadeira-jade é uma trepadeira vigorosa, perene, de ramos lenhosos, que pode alcançar muitos metros de altura, dependendo do suporte em que se encontra. Suas folhas abundantes são trifoliadas, com folíolos elípticos, alongados e verdes. Floresce na primavera e verão, com a formação de longas inflorescências axilares. As flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.
A flor de jade em detalhe.
A trepadeira-jade é uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores. Fornece sombra agradável o ano todo e atrai beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem. Uma curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Adubações anuais na primavera ou verão estimulam florações mais abundantes. Aprecia a umidade e o calor. Não é tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.


32 comentários:

  1. Boa noite,gostaria de saber se é possível cultivar a flor de jade em um vaso grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Como qualquer trepadeira que você for utilizar em um Pergolado, cerca-viva ou em cima de um muro, você pode plantá-la em um vaso, sem problema algum e, quanto maior o vaso, mais chances da planta se desenvolver.

      No caso do Pergolado, basta deixar o vaso encostado em uma de suas colunas principais, que a planta irá subir e cobrir a estrutura, seja de madeira ou de concreto.

      Um grande abraço de nossa equipe.

      Eduardo Acedo
      Fênix Plantas e Jardins
      São Vicente/SP

      Excluir
  2. Bom Dia, tenho uma jade, ela está em um vaso e encostada em um pergolado, mas só que ela cresce uns 60 cm e para, começa um outro broto, tb cresce 60 cm e para. Esta semana uma das pontas secou +/- 1 metro. Não sei o que está acontecendo, eu estava achando que era por causa da madeira que esquentava, mas acho que não é. Ela fica a sol pleno.
    Obrigada
    Carolina

    ResponderExcluir
  3. Olá Carolina, tudo bem?

    Pelo que descreveu, a planta está um pouco fraca e deve estar necessitando de adubação e substrato mais rico.

    Você pode aplicar o adubo NPK 4.14.8 uma vez por mês, conforme está descrito na embalagem do produto, para que a planta venha a ganhar mais força e siga em frente.
    O problema pode ser também o substrato, tente afofar a terra e, se precisar, complete com um substrato novo, por exemplo o Genesolo.

    Esperamos tê-la ajudado!

    Muito obrigado pelo contato e fique sempre muito bem informado acessando nosso blog.

    Sem mais,

    Eduardo Garcia Acedo
    Gerente de Redes Sociais
    Fênix Plantas e Jardins.

    ResponderExcluir
  4. Onde posso conseguir essa trepadeira?em que site?

    ResponderExcluir
  5. ;;;;;linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnna DEMAIS estou procurando essa trepadeira e nao encontro ;;;como consigo adiquirir;;EMOEMIA DE IPATINGA MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comprei em Juiz de Fora -MG.

      Excluir
  6. Boa tarde

    Plantei uma Jade vermelha recentemente no meu pergolado, logo ela começou a apresentar ferrugem. Quase morreu. Recuperou mas ela faz como o descrito acima onde cresce um pouco,logo para e seca a ponta. Além disso ela está com ferrugem de novo nas folhas. Gostaria de saber se posso usar a calda bordalesa na Jade? E essa calda pode ser usada em conjunto com o adubo NPK 4.14.8

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dione onde vc adquiriu esta planta aqui em Salvador?

      Excluir
  7. Qual a altura ideal do pergolado para a jade?
    Fnando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2.5mts é suficiente para visualizar sua beleza

      Excluir
  8. quanto tempo a jade precisa para cubrir um gazebo de 3 x2....e 1.80 cm do chao ???????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende muito do cuidado, por isso deve seguir as recomendaçoes para seu desenvolvimento, a minha por exemplo cobriu em tres anos um pergolado de 3x3

      Excluir
  9. A MINHA JADE CONTINUA DO MESMO JEITO. CRESCE +/- 1M E SECA A PONTA. JÁ COLOQUEI ADUBO, FIZ UMA SOMBRA, NADA RESOLVE. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.

    CAROLINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Carolina, arranque ela com toda a terra e refaça uma cova de 40x30 e coloque com a terra bastante esterco de frango curtido e misturado com pó de osso e replante novamente regando uma vez ao dia.compre adubopara floraçao e coloque uma vez ao mes. Assim na minha jade deu resultado.

      Excluir
  10. bom dia,

    Pq não respostas para essas perguntas?

    ResponderExcluir
  11. ola amigos, sou do paraná aproximadamente dois anos plantei duas mudas de trepadeiras uma jade vermelha e outra azul. meu pergolado está completamente tomado por cachos da jade vermelha a azul ainda este ano nao vai produzir por ser uma muda mais nova. A receita é fazer uma cova 40x30 e colocar esterco de frango curtido mais ou menos 70% de esterco e restante terra e plante. na superficie colocar pedaços de pau podre para assegurar a umidade. apos isso sempre manter umido e colocando adubo para sua floraçao fiz isso e deu certo apos dois anos está produzindo lindos botoes em seus cachos.

    ResponderExcluir
  12. OLA GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM MUDAS OU SEMENTES PARA VENDER ...........AGRADECIDO.

    REINALDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reinaldo, tudo bem?

      Reinaldo, no momento não temos mudas ou sementes de Jade para vender, estamos em fase de acabamento de nossa loja virtual, no endereço www.verdedecor.com.br, assim que estiver pronto, devemos vender mudas por lá!

      Obrigado pelo contato!

      Eduardo Acedo
      Fênix Plantas e Jardins

      Excluir
  13. A jade é muuuuuuuito sensível... a minha tem um ano e simplesmente não vai....
    Se faltar água, ela morre.
    Se você encostar na ponta, ela morre.
    Se você não por adubo, ela morre.
    Melhor partir para outra planta.

    ResponderExcluir
  14. tenho um pergolado com a burgervilha, so que ela ta crescendo de mais e ta dando um trabalho pra e muito espinho , plantei uma jade e uma sapatiua de judia,e elas esta subindo no pergolado,ja começei a mata a burguevilha, gostaria de saber se posso cultivar junto a jade e sapatia de judia no mesmo pergolado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo(a), tudo bem?

      No caso dessas duas espécies de trepadeiras, não aconselharíamos a sua utilização juntas, pois diferentemente da Bouganville(Primavera) são muito delicadas e não se deve arriscar o cultivo junto.

      Esperamos ter ajudado!

      Grande abraço.

      Eduardo Acedo.
      Fênix Plantas e Jardins.

      Excluir
  15. Boa tarde,
    Gostaria de saber se eu plantar a trepadeira jade agora no inverno, moro em Guarulhos - SP, corro o risco dela nao vingar?
    Obrigada,
    Evelin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Como a trepadeira Jade não tolera climas muito frios, com certeza não é aconselhável plantá-la neste período, pois ela poderia sentir muito.

      Se puder aguardar até a próxima estação, poderá ter mais chances de sucesso.

      Um grande abraço de nossa equipe!

      Fênix Plantas e Jardins.

      Excluir
  16. Boa noite. Trabalho com paisagismo e gostaria de ser informada se a jade se adapta bem ao nosso clima do nordeste, que varia entre 28 a 30 graus, no verão. Se positivo, gostaria de saber se vocês já disponibilizam muda para venda e qual o preço.
    Aguardo resposta e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe-nos pela demora!

      Sim, a Jade pode se desenvolver muito bem no Nordeste, mesmo porque ela não suporta o frio muito intenso.

      Somente ficar atento às regas, pois quanto mais quente, ainda mais plantas de floração mais forte, precisam de rega mais contínua e abundante.

      Um grande abraço de nossa equipe!

      Excluir
  17. Tenho uma Jade que são tres mudas plantadas juntas, plantei em janeiro/2013 e coloquei p/ subir em um pergolado e ela ja esta bem desenvolvida e cada dia cobrindo mais o pergolado de 1,80 po 6mts, acredito que até no natal ja esteja todo coberto , porém a minha dúvida é sobre a floração.... Com quanto tempo ela começa a florescer ? precisa ficar mais adulta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe-nos pela demora na resposta!

      A Jade floresce na Primavera / Verão, portanto se já não floresceu, deve estar florescendo em breve, no entanto, se não acontecer, pode ser falta de adubo ou substrato inadequado.

      Um grande abraço de nossa equipe!

      Fênix Plantas e Jardins.

      Excluir
  18. Bom Dia

    Sr Fênix
    olha sou aqui do Paraná e eu amei esta linda trepadeira gostaria de saber se o senhor vende a muda ou a semente e quanto ela custa para mandar meu e mail e eliane66r@gmail.com muito obrigado pela vossa atenção
    Eliane Rubin

    ResponderExcluir
  19. Por favor me ajude !!! Meu cachorro acabou de cortar nossa Jade que plantamos a dois meses atras num pergolado, ele mordeu bem no inicio do caule, logo bem perto do chão. Eu corri e enchi um balde de esterco e coloquei o caule cortado na profundidade de 20cm. Isso foi agora a noite e pretendo manter este balde com o esterco bem úmido para ver se consigo salvar minha planta. Será que ela vai sobreviver ? Estou muito triste com o fato

    ResponderExcluir
  20. Oi! Tenho uma Jade a dois anos e ela nunca floriu. No primeiro ano ela estava em um vazo marrom, desenvolveu bem e foi subindo pela coluna do telhado da varanda (tipo a garagem de um carro do lado de uma casa). Deixei uma planta Dinheiro-em-penca desenvolver na terra por cima até tampar o vazo completamente. Como passou de um ano e a Jade não floriu, retirei todo o Dinheiro-em-penca, troquei o vazo por outro muito grande e fiz uma adubação boa. Agora já estamos no final de fevereiro(verão perto do fim), já se passou mais um ano dessas melhorias e mesmo assim ela não floresce. Nesses dois anos de idade ela já cresceu muito, começou de um lado da varanda e já atingiu a parede do outro lado, e agora as ramas estão desenvolvendo por baixo para dentro da varanda. Como ela sempre brota e está expandindo os ramos não acho que seja falta de nutrientes, irrigação ou iluminação adequada. Não sei o que mais devo fazer para ela florescer, tem algum conselho parar me dar? Muito Obrigado!

    ResponderExcluir