sábado, 10 de março de 2012

Ajuda na hora de REGAR suas Plantas.

Você sabia que grande parte dos casos de morte de plantas ornamentais se deve à falta de informação quanto à irrigação? Vamos tentar, com esse post, amenizar bem esse problema.



Orientações de irrigação:

- A irrigação de suas plantas envolve um pouco mais do que simplesmente regá-las dia sim dia não - embora isso seja melhor do que não molhá-las nunca. Siga as dicas a seguir para tirar o máximo proveito de seus esforços de irrigação.

- Coloque água no frescor da manhã ou da noite, quando não houver vento e quando a evaporação da água for mínima.

- Evite molhar as plantas suscetíveis a doenças à noite. Se a água permanecer na folhagem da planta durante horas, ela estimulará as doenças fúngicas a atacarem as folhas, os botões, as flores e os frutos. As plantas suscetíveis a manchas nas folhas, deterioração dos frutos e ferrugem nas flores devem ser molhadas de manhã, quando o sol secará rapidamente as folhas e impedirá o desenvolvimento dos fungos.

- Coloque cerca de 2,5 cm de água por semana em muitas plantas e no gramado. A idéia é manter o solo levemente úmido e evitar que ele seque completamente, o que prejudicaria a maioria das plantas. Já que as plantas nem sempre seguem a regra, existem exceções a essa orientação geral.
Pode haver uma necessidade maior de água se o tempo estiver quente, o solo seco, ou os canteiros ou os vasos estiverem muito cheios.

- Quando o tempo estiver fresco, as plantas mais afastadas umas das outras, ou o solo pesado e úmido, será necessário menos água.

- As plantas novas precisam de mais umidade na superfície do solo para ajudar suas raízes a se fixarem. Você deve molhá-las com mais freqüência de acordo com suas necessidades.

- As plantas mais maduras com grandes raízes podem ser molhadas com maior quantidade de água e com menos freqüência do que as plantas mais novas. A umidade penetra no solo e estimula o crescimento das raízes.



Com estes cuidados e procedimentos simples, com certeza terá muito mais êxito no controle da saúde de suas plantas.

2 comentários:

  1. Olha, rego sempre em casa, minha mãe adora e sabe bastante sobre plantas, flores e etc...
    mas essa de não poder regar certas plantas a noite pra não causar um dano nela, não sabia!!!!

    Muito bom. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Ou Paula!

    A quantidade de água que é muito importante, se você regar pela noite, onde não existe praticamente evaporação alguma, pela simples falta de calor, corremos o risco do aparecimento de fungos e apodrecimento das raízes, temos de ter um cuidado especial com isso.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir