segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Temperos: Alecrim.

 
Nome Científico:  Rosmarinus Officinalis
Nome Popular:  Alecrim-de-jardim; alecrim-rosmarino
Família:  Labiatate
Divisão:  Rosmarinus
Origem:  Mediterrâneo               
Ciclo de Vida: Perene
HISTÓRIA
O nome Rosmarinus do latim significa “orvalho que vem do mar”, justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho. Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado na Era Medieval para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.
Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.
Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.
 A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver.
APRESENTAÇÃO
Alecrim, rosmarinos ou romero como os espanhóis o chamam, é um pequeno arbusto que pode atingir até 1,5 metro de altura. Erva de um verde intenso, folhas espinhosas e sabor forte. Pertence à família das labiadas, é aromática e suas flores têm propriedades estimulantes.
Ele cresce de forma nativa e espontânea nos países ao redor do mar Mediterrâneo, local de solos pedregosos e arenosos. É encontrado no sul da Espanha, França, Itália, Grécia, Portugal, nas ilhas Canárias, Açores e Madeira. Também é encontrado no norte da África, sendo mais comum no norte do Líbano, Egito e regiões da Turquia. Atualmente os principais produtores de alecrim são: Itália, Espanha, França, Tunísia e países da antiga Iugoslávia.
 
Aqui na Fênix Plantas e Jardins, você vai encontrar uma grande variedade de temperos, em mudas ou em vasos maiores. Tenha sua horta de temperos e hortaliças de uma forma muito mais rápida e segura, adquirindo mudas formadas a partir de R$ 1,50 em nossa loja.
 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Goivo - Uma planta muito bonita e versátil!


Nome científico: Matthiola incana.
Família: Brassicaceaea.
Nomes populares: goivo, matióla, goiveiros, goiveiro-da-rocha, goiveiro-encarnado, goivo-encarnado.
Etimologia: o nome do gênero, Matthiola, é homenagem ao botânico italiano Piersandrea Mattioli e incana significa 'cinzenta'.
Origem: região do Mediterrâneo.

Características gerais: planta herbácea bienal, de porte ereto, atingindo de 40 a 50 cm de altura. Possui folhas lanceoladas a lineares com margens inteiras e pubescentes. As inflorescências são eretas e terminais, podendo ser simples ou dobradas, em diversas cores. Os frutos são formados apenas nas flores simples, sendo que das sementes obtidas podem se originar plantas com flores simples ou dobradas.

Condições de cultivo: deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, de textura arenosa a argilosa, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Recomenda-se a realização de adubações mensais para o seu crescimento e floração. Tolera curtos períodos de estiagem, mas não resiste a encharcamentos. Desenvolve-se bem em regiões de clima ameno.
Propagação: sementes.

Usos: bordaduras, maciços, cultivo em vasos, buquês e arranjos florais.

Curiosidades: as folhas e flores são comestíveis. As sementes são afrodisíacas, diuréticas, expectorantes, estimulantes e usadas como tônico estomacal. A infusão das mesmas é utilizada no tratamento de câncer. A mistura com vinho serve como antídoto contra picadas venenosas. Das flores pode-se extrair um corante de coloração azul escuro ou púrpura.

Significados: significa ‘modéstia’, ou também simboliza a simplicidade, formosura e elegância.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Substrato para Orquídeas.

DICAS PARA USAR MELHOR OS SUBSTRATOS PARA ORQUÍDEAS:


- Antes do plantio, lave bem o substrato com água de torneira. Depois deixe-o de molho, no mínimo uma hora, com água sanitária (1/3 de copo para 8 litros de água – balde), depois passar em água limpa (enxaguar). Isso ajuda a eliminar o excesso de tanino (uma substância tóxica) e matar fungos e bactérias. 

- Mensalmente coloque o substrato (com a orquídea junto) em um balde com água de torneira por 15 minutos. Assim serão eliminados os excessos de sais que podem queimar as raízes. É uma simulação do que acontece nas florestas, quando cai uma chuva torrencial. 

- Faça adubações periódicas com NPK 20.20.20, pois nenhum, dos substratos alternativos possui a vantagem de liberar tantos nutrientes quanto o xaxim.


Fonte:
Revista NATUREZA