sexta-feira, 22 de março de 2013

Capim do Texas: Muito Ornamental!

 
Capim-do-texas; Capim-chorão. (Pennisetum setaceum.) É nativa da África.

É uma planta gramínea perene, que forma touceiras de 40 a 60 cm de altura, de folhagem ornamental. Possui inflorescências logas e plumosas, róseo-esbranquiçadas ou roxas, que são muito ornamentais. Suas inflorescências se formam principalmente no verão.

É bastante tolerante a estiagens, tanto quanto a temperaturas mais frias, além de tolerar climas tropicais.


O Capim-do-Texas se desenvolve melhor quando cultivado sob sol pleno. Fica bem quando mantido em jardineiras, em maciços ou renques acompanhando grades e muretas, onde forma touceiras densas. O ideal é que pode ser podada periodicamente para renovação de folhagem.

Multiplica-se por divisão de touceira, que pode ser efetuada qualquer época do ano.


Temos uma montagem com essa incrível planta em nosso Show-room, para que você possa conhecê-la de perto.

quarta-feira, 20 de março de 2013

GUIA DE TREPADEIRAS: Alamanda


Nome Científico:
Allamanda cathartica
Nomes Populares: Alamanda, Alamanda-amarela, Carolina, Dedal-de-dama
Família: Apocynaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Trepadeira bastante conhecida e utilizada no paisagismo no Brasil. A alamanda apresenta vistosas flores amarelo-ouro, praticamente o ano inteiro. A folhagem também é bastante ornamental, composta de folhas verdes e brilhantes.
É considerada planta tóxica e por este motivo deve-se mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e com regas regulares. É perfeita para cobrir pérgolas, muros e caramanchões, mas deve ser tutorada inicialmente. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis.
Seu crescimento é moderado. Adapta-se a todos os estados brasileiros, mas prefere o calor. Multiplica-se por sementes e por estaquia.


Alerta:
É considerada planta tóxica e por este motivo deve-se mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.

Fonte: Jardineiro.net

sexta-feira, 15 de março de 2013

PLANTAS MEDICINAIS: Almecegueira - Proteção contra o sol!

Nomes: Almecegueira, breu, breu branco, almécega. (Protium heptaphyllum)

Almecegueira: Planta medicinal antioxidante que promove proteção contra os raios solares nocivos (UVB), agindo como protetor solar. Sua resina também pode ser utilizada em casos de doenças de pele, feridas, problemas estomacais e hepáticos.

Ela é antioxidante, antiinflamatório, analgésico, gastroprotetor, hepatoprotetor.


É indicada para proteção solar (prevenção de câncer de pele e contra o envelhecimento),  problemas de pele, feridas, problemas hepáticos, queimação no estomago e gastrite.

A almecegueira é uma árvore nativa do Brasil encontrada principalmente na região a azônica e no cerrado, prefere solos arenosos, secos ou úmidos. Também pode ser encontrada em outros países tropicais.

A produção de rezina da almecegueira é estimulada pela larva de um inseto que habita a árvore até seu ficar adulto. A maior produção de resina ocorre durante períodos de chuva e sua composição varia com a idade da árvore, prefira extraí-la na fase adulta.


A almecegueira é uma planta medicinal utilizada em muitas regiões do Brasil, sua resina utilizada na medicina popular em casos de doenças de pele, úlceras e como analgésico; já suas folhas e casca do caule em casos de diarreia, úlceras gangrenosas e feridas. Esta resina também é utilizada na fabricação de vernizes, tintas e cosméticos.

De acordo com testes realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, o extrato da almecegueira protege contra a radiação solar devido aos antioxidantes naturais presentes. A pesquisa foi conduzida em 2012 pela farmacêutica Ana Luiza Scarano Aguillera, que explica a ação dos antioxidantes na neutralização dos radicais livres gerados pela radiação solar (rios UVB). Os testes foram realizados em camundongos e um gel foi desenvolvido. Mas novos estudo devem ser realizados para verificar se o gel é irritante ou não para pele.

Fonte: Criasaude.
 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Bacia Chinesa: Lindo arranjo com Cáctus e Suculentas.

Estamos inovando em nosso Show-Room, sempre que temos um tempinho de sobra tentamos criar uma nova peça para vocês!

Arranjo com cáctus e suculentas, montado em uma bacia chinesa de 80 cm de boca.
Desta vez foi uma linda Bacia Chinesa, vaso de cimento muito peculiar e interessante, onde uma criação, quando bem executada, pode virar uma verdadeira obra de arte.

Essa criação é do Márcio Carneiro, paisagista, proprietário da Fênix Plantas e Jardins e um dos pioneiros no comércio de plantas, serviços de jardinagem e paisagismo na Baixada Santista.


Carneiro com finallizando sua criação.
Mostrando o passo-a-passo da decoração, utilizando granilha e seixo de rio;


Nesta foto você vê o vaso ainda sem forração alguma, somente com a terra e as plantas.
Colocação de areia de construção, para qeu as pedras e granilhas fiquem melhor acomodadas.
 
A areia já espalhada por todo o vaso.
 
Pulverizar água serve pra assentar a areia de construção.
 
Agora colocando a granilha...
 
Com um pincel você vai espalhando melhor a granilha e tirando os pedriscos das plantas.
 
Adicionando o seixo de rio em volta da granilha.

 

A montagem pronta.
Para ver este e outros trabalhos de Márcio Carneiro e de outros de nossa equipe, basta dar um pulo até nosso Show-room, que fica imediatamente ao lado de nossa loja, confira a localização clicando aqui!


Para curtir nossa fanpage e visualizar fotos lindíssimas de nossos produtos e nossa loja;
http://www.facebook.com.br/fenixpage

 
 


sexta-feira, 1 de março de 2013

Árvores frutíferas: Abacateiro.

Abacateiro (Persea americana)

O abacateiro, cujo fruto é o abacate, também designado como abacado, loiro-abacate e louro-abacate (ou pêra-abacate, em Moçambique e Madeira) é uma espécie da família Lauraceae, de nome científico Persea americana (sin.Laurus persea).


É uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5 a 10 mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado. Os frutos são bagas ovóides ou piriformes (em forma de pera), de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica, de 3 a 5 cm de diâmetro. Os frutos das plantas selvagens são pequenos, mas as variedades cultivares apresentam frutos de dimensão considerável (7 a 20 cm de comprimento e pesam de 100 a 1000 g). Esta planta prefere solos férteis e úmidos, e clima ameno a quente, de modo que prefere climas tropicais ou subtropicais.

Uma árvore adulta pode produzir mais de uma centena de abacates em uma estação, e há sempre o incômodo dos frutos não colhidos que caem no chão, causando grande sujeira e fedor. Assim, não é uma árvore recomendada para locais de grande circulação ou arborização de ruas. Os frutos, apesar de nutritivos para os humanos, podem ser tóxicos para alguns animais.

Barlow & Martin (2002) identificam o abacate como um fruto adaptado para uma relação ecológica com mamíferos de grande porte, hoje em dia extintos (por exemplo, os herbívoros gigantes sul americanos, como as preguiças-da-terra e gonfoterídeos). O seu fruto, com um caroço apenas levemente tóxico, terá co-evoluído com esses animais já extintos, de modo a ser disperso depois de ingerido por estes e expulso, juntamente com as fezes, pronto a germinar. Com o desaparecimento dos seus parceiros ecológicos, a planta não terá tido tempo para se adaptar a uma forma de dispersão de sementes alternativa.

 
Fonte: Wikipedia.

Na Fênix Plantas e Jardins temos várias espécies de árvores frutíferas à pronta entrega, bem como você pode encomendar praticamente qualquer outro tipo que não tivermos na loja. que podemos trazer para você.