segunda-feira, 11 de julho de 2011

Jardinagem: Como combater pragas e doenças.

Confira a seguir algumas receitas caseiras para combater pequenos ataques de pragas. Para se livrar de grandes infestações, é preciso recorrer a inseticidas comerciais.




Extrato de fumo.

Coloque um pouco de fumo de rolo picado em uma tigela e cubra-o com álcool. Quando o fumo tiver absorvido todo o álcool, adicione álcool diluído em água e deixe por 48 horas em local fresco. Com o auxílio de um pano, coe a mistura de modo a separar o fumo do líquido. Guarde o preparado em recipiente em local escuro. Pulverize esse extrato sobre a folha.



Calda de fumo.

Pegue 100 g de fumo e deixe de molho em 700 ml de água durante 24 horas.
Depois coe o chá e acrescente mais 700 ml de água, misturando bem.



Calda de fumo com sabão.

Faça a calda de fumo e deixe reservada. Raspe 1/4 de pedra de sabão neutro de coco e depois derreta em 2,5 litros de água fervida. Espere esfriar e misture com a calda. Depois disso, pulverize as espécies.



Inseticida contra tripes. 

Ferva duas cabeças de alho com casca e quatro colheres pequenas de pimenta moída em 4 litros de água. Coe a mistura em um pano fino e acrescente duas colheres de sabão de coco ou neutro. Pulverize sobre as folhas. Se quiser usar essa receita contra cochonilhas de carapaça, acrescente algumas colheres de óleo mineral ao preparado.



Fungicidas à base de sulfato de cobre.

O fungicida deste tipo mais conhecido é a calda bordalesa, que hoje já pode ser encontrada pronta, na forma de pó, em lojas de jardinagem. Basta diluir em água e pulverizar sobre as plantas atacadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário