terça-feira, 9 de agosto de 2011

E o Xaxim??? Existe uma opção de utilização?

Há muito tempo o homem usufrui de recursos naturais em nosso planeta Terra de maneira não sustentável.

A Dicksonia Sellowiana, planta nativa da Mata Atlântica, conhecida como Samambaia-açu Imperial, cujo tronco se extrai o Xaxim, utilizado na fabricação de vasos e substratos , está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção (IBAMA) pelo corte indiscriminado e comércio indevido. Em 2001, uma resolução do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - passou a proibir a extração dessa espécie vegetal, nos estados do Sul do país, em especial, Santa Catarina, local de maior ocorrência dessa exploração.

A Samambaia-açú Imperial tem um crescimento muito lento, geralmente entre 5 a 8 cm por ano e estima-se que para  produzir um vaso de 50cm de diâmetro é necessário extrair uma planta com idade mínima de 50 anos. 

Você sabia que a Samambaia-açu é uma das espécies vegetais mais antigas do planeta e leva até 100 anos para atingir sua idade adulta? 

Devido a sua singular beleza costuma ser utilizada na ornamentação de jardins, mas suas mudas devem ser sempre originárias de plantas cultivadas e não extraídas do ambiente natural.


Com a consciência de que é preciso preservar esta espécie, desenvolvemos em 1996, o
 COQUIM
, o primeiro vaso de fibra de coco do Brasil, um produto orgânico, 100% natural, biodegradável, que vem substituir o Xaxim para deixá-lo intacto na Mata Atlântica.

Fonte: Site http://www.coquim.com.br

As aplicações para os vasos de fibra de coco são muitas as possibilidades que esta peça pode fornecer em matéria de decoração e verticalidade são inesgotáveis, depende somente de sua criatividade. Na Fênix ArtDecor você encontra várias opções de vaso de fibra de coco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário