quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Estilos: Jardim Inglês.


O conceito usado nos jardins dos palácios ingleses foi adaptado para áreas menores, como os jardins residenciais.

Ao contrário dos jardins clássicos italianos e franceses, que surgiram a partir de conceitos dos jardins persas, o jardim inglês tem inspiração em outro tipo de jardim muito antigo, o chinês, que era inspirado na natureza e procurava imitar uma paisagem natural.
Embora sejam tão antigos quanto os jardins egípcios e persas, os jardins chineses só foram descobertos pelos ingleses do século XVIII, com as constantes viagens à China. Com base nesse novo conceito, os jardinistas ingleses criaram seu próprio estilo, os famosos jardins ingleses, que se caracterizavam, inicialmente, por grandes áreas atapetadas com extensos e perfeitos gramados circundando palácios e castelos.


A periferia desses relvados, compostos por bosques e mata nativa, era delimitada por alamedas largas,para possibilitar o tráfego de carruagens, e alamedas secundárias, mais estreitas, para as pessoas passearem.
As alamedas, projetadas em curvas pouco acentuadas, eram margeadas por canteiros ricos em quantidades e variedades de espécies, especialmente as floríferas. Elas respeitavam a topografia do terreno e não permitiam que as pessoas vissem o jardim como um todo. A cada curva ou bifurcação, elas se surpreendiam com uma nova paisagem, até o momento em que viam a edificação principal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário