A primeira coisa a fazer na hora de implementar um gramado é escolher a grama adequada ao uso, que pode ir de um tapete verde para o jardim à base da área esportiva da casa. Na hora da decisão, deve-se levar em conta o clima, tipo de solo e condições do terreno(inclinação e sombreamento).
Os gramados podem ser implantados de diversas formas. Os tapetes e placas, apesar de serem a opção mais cara, são mais práticos e formam rapidamente gramados mais densos.
PREPARAÇÃO DO SOLO DO GRAMADO.
O primeiro passo é limpar bem a área, tirando raízes, entulhos e pedras. É essencial exterminar as ervas daninhas pois, se permanecerem no solo, poderão gerar muitos problemas depois. A prevenção é o melhor caminho nesta hora, portanto após a limpeza do terreno, aplique herbicida em toda área. Feito isso, aguarde alguns dias e corrija o solo. O ideal é fazer uma coleta de amostra do solo e enviar para uma análise, seja qual for o resultado, o solo deve ser trabalhado com mais ou menos 20 cm de profundidade. Precisa ser descompactado com uma enxada e receber um aplicação de herbicida.
Aguarde alguns dias e corrija com calcário dolomítico e fertilize-o com superfosfato simples, para fortalecer as raízes e com matéria orgânica para estimular o desenvolvimento vegetativo.
Se a terra de seu jardim for muito argilosa, misture areia nessa camada de 20 cm, para melhorar a condição de drenagem.
Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.
ResponderExcluirGrama Esmeralda
Grama São Carlos
Grama para jardim
Grama em
Excelente artigo, conte conosco para mais informações!
ResponderExcluirGrama Esmeralda
Grama Batatais
Grama Bermudas
Grama Coreana
Grama São Carlos
Grama Santo Agostinho