sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cercas Vivas: Hibisco.


Hibisco (Hibisco rosa-sinensis 'Variegata')
Existem inúmeras variedades de hibiscos, todos ótimos para formar cercas vivas. O hibisco-variegado é um deles que, além da florada, apresenta folhagem com manchas esbranquiçadas. Muito rústico ele se desenvolve praticamente em qualquer tipo de solo, onde cria densas cercas vivas formadas a partir do plantio de 4 ou 5 mudas por metro linear.

DICAS PARA FORMAR CERCAS VIVAS:
Para implantar uma cerca viva compacta, as mudas devem ser plantadas bem próximas, com espaçamentos de 20 e 50 cm entre mudas. Além disso, as podas nas extremidades dos ramos devem ser frequentes - nos superiores, para manter um altura uniforme, e nas laterais, para estimular a brotação.
Uma boa sugestão na escolha das plantas, é optar por espécies de crescimento rápido. Algumas dessas plantas, que cumprem bem esse papel são, a Esponjinha (Calliandra brevipes), o Cedrinho (Cupressus lusitanica), diversas espécies de helicônias, o Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), o Ligustro-arbustivo-variegado (Ligustrum sinense 'Variegatum'), o hibisco-colibri (Malvaviscus arboreus mexicanus), a murta (Murraya paniculata) e a Tumbérgia-arbustiva (Thunbergia erecta).

Um comentário: