segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Flores comestíveis: Capuchinha.


  • Nome Científico:
     Tropaeolum majus
  • Sinonímia: Cardamindum majus, Tropaeolum elatum, Tropaeolum hortense, Tropaeolum hybridum, Tropaeolum pinnatum, Tropaeolum quinquelobum, Trophaeum majus

  • Família:
     Tropaeolaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América do Sul
  • Ciclo de Vida: Bienal
  • Nome Popular: Capuchinha, chagas, nastúrcio, agrião-do-méxico, flor-de-sangue, flor-de-chagas, nastúrcio, mastruço, coleária-dos-jardins.
    A capuchina é conhecida em diversas culturas, como uma planta multifuncional. Além de ornamental e medicinal, atualmente está muito na moda sua utilização culinária. Suas folhas são bastante arredondas e sem brilho. As flores podem ser simples ou dobradas de coloração amarela, laranja ou vermelha e são muito saborosas. Seu sabor é picante, em saladas frias, sucos e finalização de pratos. A floração ocorre na primavera e verão.
    Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em maciços e canteiros e não raramente presta-se como forração. Se conduzida em suporte adequado, torna-se uma bela trepadeira.
    Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, com regas periódicas. Multiplica-se por sementes.

    Indicações:
     Afecções da pele e anexos, problemas digestivos e pulmonares, escorbuto, insônia.
    Propriedades: Bactericida, digestiva, expectorante, sedativa, tônica, rica em vitamina C.
    Partes usadas:  Toda planta com excessão da raiz.

    Fonte: http://www.jardineiro.net

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Forração: Hera-roxa.

  • Nome Científico:Hemigraphis alternata
  • Sinonímia: Hemigraphis colorata, Ruellia alternata, Blechum cordatum
  • Nome Popular: Hera-roxa, Rubrastilis
  • Família: Acanthaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Índia, Java, Malásia
  • Ciclo de Vida: Perene
A hera-roxa é uma planta herbácea, de colorido atrativo e uso muito popular como forração em jardins. Sua ramagem é ramificada, densa, reptante e prostrata, e sua altura não ultrapassa os 30 cm. As folhas são ovais, com nervuras bem marcadas, e bordos serrilhados. Na página superior, elas apresentam degradees de cor verde-acinzentada a roxo ou vermelho, com reflexos metálicos. Na página inferior, as folhas são de cor vermelho vinho. Floresce na primavera e verão, despontando flores brancas e pequenas, em inflorescências do tipo espiga. As flores tem importância ornamental secundária. Ocorre ainda uma variedade de folhas enrugadas, com as margens enroladas, e tonalidade mais arroxeada, conhecida como "Exotica".
No jardim a hera-roxa destaca-se pelo colorido contrastante, volume e textura de suas folhas. Durante a floração, o pontilhado de flores brancas, sobre o fundo arroxeado também é bastante ornamental. É ideal como forração, bordadura e na formação de maciços. Também pode ser utilizada em vasos, jardineiras elevadas e cestas suspensas, onde o efeito cascata de sua folhagem é evidenciado. Curiosidade: De acordo com a Universidade de Georgia, em Atenas, ela é umas das plantas mais eficientes em remover poluentes orgânicos de ambientes internos, como casas e escritórios.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta muito rústica e de baixa manutenção. Não necessita podas, mas estas podem ser realizadas para renovar a folhagem. Não tolera pisoteio ou frio intenso, perdendo suas folhas em invernos rigorosos. Aprecia o clima tropical e subtropical. Multiplica-se por divisão da ramagem enraizada e por estaquia.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bonsai: O que é?



A tradução da palavra para o português literal é "plantada em vaso", e não árvore em miniatura ou anã como foi por muito tempo difundido no Brasil.
Um bonsai não é uma muda ou uma manipulação afim de deixar uma pequena árvore estressada. É a representação da natureza, dando à uma árvore madura e capaz de produzir flores e frutos a chance de expressar todas as características que ela seria capaz de apresentar no ambiente natural dela.
O homem não tenta criar a natureza e ser Deus, mas dá condições para que a natureza se mostre como ela é.
A arte do bonsai demanda tempo, paciência e, é claro, talento. Durante muito tempo, formatos esdrúxulos que tinham troncos exageradamente retorcidos foram os exemplares mais caros, mas hoje se admira muito mais aqueles que são representação das espécies em seus ambientes naturais.

Fonte: 
Cultivando Bonsai no Brasil. De Fábio Antakly Noronha, da editora Escrituras.
A Arte do Bonsai. De Peter D. Adams, da editora Martins Fontes.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lagos: Papiro-brasileiro

Planta perfeita para colocar em lagos e solo muito úmidos.
Fora que é de uma beleza ímpar!

  • Nome Científico: Cyperus giganteus
  • Sinonímia: Cyperus comosus, Cyperus elegans, Cyperus giganteus var comosus
  • Nome Popular: Papiro-brasileiro, papiro
  • Família: Cyperaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene
Engana-se quem acredita que este é o papiro utilizado pelos egípcios. Na verdade esta planta é brasileira, mas é muito parecida com o Cyperus papyrus, o papiro verdadeiro. O papiro-brasileiro é uma excelente planta palustre, isto é, adapta-se e cria um efeito excelente na beira de laguinhos, fontes e espelhos de água. Ela apresenta hastes longas com uma cabeleira de folhas finas nas pontas. As flores são pequenas, amarelas, discretas e não apresentam importância ornamental.
Devem ser cultivadas a pleno sol, sempre na beira da água, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal. Tolerante ao frio. Multiplica-se através da divisão das touceiras, preservando a estrutura completa da planta, com rizoma, raízes e hastes.


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Trepadeira Jade: Dê este presente ao seu Pergolado!

Com certeza essa trepadeira vai dar um colorido todo exótico e alegre ao seu jardim. Maravilhosa!!!

  • Nome Científico: Strongylodon macrobotrys
  • Nome Popular: Trepadeira-jade, trepadeira-filipina
  • Família: Fabaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Filipinas
  • Ciclo de Vida: Perene
A trepadeira-jade é uma trepadeira vigorosa, perene, de ramos lenhosos, que pode alcançar muitos metros de altura, dependendo do suporte em que se encontra. Suas folhas abundantes são trifoliadas, com folíolos elípticos, alongados e verdes. Floresce na primavera e verão, com a formação de longas inflorescências axilares. As flores apresentam o formato de garras (unhas) invertidas, com um brilho perolado espetacular e uma coloração entre o verde e o azul, sendo comparada com as pedras preciosas jade, água-marinha e esmeralda.
A flor de jade em detalhe.
A trepadeira-jade é uma planta excelente para cobrir estruturas fortes como pérgolas e caramanchões, devido ao crescimento vigoroso e à natureza das inflorescências que se destacam pendentes. Em outros tipos de suportes, como cercas e treliças não é possível apreciar por debaixo da planta, os cachos de flores. Fornece sombra agradável o ano todo e atrai beija-flores. As podas podem ser realizadas para contenção do crescimento e renovação da folhagem. Uma curiosidade: Nas Filipinas o polinizador natural da trepadeira-jade são os morcegos.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares. Adubações anuais na primavera ou verão estimulam florações mais abundantes. Aprecia a umidade e o calor. Não é tolerante ao frio intenso, devendo ser cultivada em regiões de clima mais quente. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e mergulhia.


sábado, 5 de novembro de 2011

Kalanchoe: Flor da Fortuna! Muito resistente.

Em nossa loja você encontra essa linda planta em várias tonalidades de cores que, com o mínimo de criatividade, pode encher sua casa de beleza, estilo e harmonia! 

  • Nome Científico: Kalanchoe blossfeldiana
  • Sinonímia: Kalanchoe globulifera var coccinea
  • Nome Popular: Calanchoê, Calancoê, Flor-da-fortuna, Calandiva, Kalandiva, Kalanchoê, Flor-do-papai
  • Família: Crassulaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Madagascar
  • Ciclo de Vida: Perene
Planta suculenta, de folhas com margens rendadas. O calanchoê tem um significado especial, considerada a flor-da-fortuna e da felicidade é muito presenteada entre amigos e parentes. Suas flores podem ser simples ou dobradas de muitas cores diferentes, com grande durabilidade. As variedades de flores dobradas são chamadas de Calandivas ou Kalandivas.
Plantadas em vasos têm sua beleza exaltada, porém podem ser plantadas no jardim formando maciços e bordaduras, acrescentando um colorido original. Apesar de perene, deve ser tratada como anual por perder a beleza, salvo em algumas variedades.
Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, bem drenável, com regas regulares. Tolerante ao frio.