quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Jardins na Selva de Pedra - Parabéns São Paulo!

O maior desafio de todo Urbanista, Paisagista ou qualquer pessoa que possa estar realmente preocupada com o bem estar das pessoas nas grandes cidades é introduzir o verde em forma de praças, parques e jardins, tudo para que não venhamos nos sentir como parte não integrante da mãe natureza.

Muitos conseguem fazer isso de forma inusitada, outro de maneira mais simples e óbvio, e outros da maneira mais tradicional...

Com esse artigo, gostaríamos de parabenizar a cidade de São Paulo pelos seus 458 anos de existência e, de co-existência de certa forma harmoniosa, com a Natureza!

Um belo exemplo de convivência e harmonização da cidade com o campo vem dos EUA, onde o Central Park, com mais de 340 hectares, consegue "desafogar" a agitação da cidade e banhar a população com ares campestres;

O Central Park é um exemplo clássico, de interação natural sobre a selva de pedra.
Segundo a Wikipedia:

O Central Park (em português: Parque Central) é um grande parque (com 341 hectares) dentro da cidade estadunidense de Nova Iorque, no estado de mesmo nome. Possui uma área de 3,4 km², e está localizado no distrito de Manhattan.
O parque, que existe há 150 anos, é considerado, por muitos nova-iorquinos, um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético de Nova Iorque: as pessoas podem sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças.
Com os aproximadamente vinte e cinco milhões de visitantes anualmente, o Central Park é o parque mais visitado da cidade e aparece em muitos filmes e programas de televisão, tornando-o conhecido no mundo todo.
Foi projetado por Frederick Law Olmsted e por Calvert Vaux, que criou mais tarde o Brooklyn's Prospect Park. Embora o parque pareça natural, ele é, na verdade, ajardinado quase inteiramente e contém diversos lagos artificiais, trilhas para caminhadas, duas pistas de patinagem no gelo, um santuário vivo e campos diversos.

Em São Paulo não é diferente, o Parque do Ibirapuera exerce uma ação muito revigoradora, no que diz repeito ao stress adquirido no dia-a-dia, dando um "up" nas energias e restaurando as forças para o próximo turno de trabalho.

Cheio de encantos, o Parque do Ibirapuera é um dos cartões postais da cidade de São Paulo.
Segundo a Wikipedia:

O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².

O importante é continuarmos cada vez mais a cultivar essa vontade de vivenciar o verde e dar a atenção devida à natureza.
Cada vez que uma criança é levada à um belo parque ou praça, milhares de árvores deixam de ser cortadas em nosso planeta, pode ter certeza disso!

Viva a vida!!!

Eduardo Garcia Acedo
Paisagista - Fênix ArtDecor

Nenhum comentário:

Postar um comentário