quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jabuticaba, frutinha da moda?

Aqui em nossa loja está uma febre, todas as mudas frutíferas sempre fazem muito sucesso, ainda mais quando estão carregadas de frutinhos, difícil é segurar o pessoal, pra que não colham e comam as pequenas gostosuras...

Não se sabe porque, nós mesmo ainda não entendemos, mas a procura por Jabuticabeiras nunca foi tão grande, será que a simpática e deliciosa frutinha andou dando o ar de sua graça em alguma novela global, por exemplo?!?!

Independente disso, sabemos que todas as mudas frutíferas tem o seu charme e utilidade em particular, afinal elas aguçam vários sentidos, VISÃO, OLFATO e PALADAR, o que não acontece com as plantas ornamentais , portanto acabam ganhando muito mais importância!


Jabuticabeira carregada!
Vamos conhecer um pouco mais sobre a frutífera do momento, seguindo o excelente conteúdo do site Jardineiro.Net:

  • Nome Científico: Myrciaria cauliflora
  • Sinonímia: Myrcia cauliflora, Plinia trunciflora, Myrciaria jaboticaba, Myrciaria trunciflora, Eugenia cauliflora
  • Nome Popular: Jabuticaba, jabuticabeira, fruita, jabuticaba-preta, jaboticaba, jabuticaba-açu, jabuticaba-do-mato, jabuticaba-paulista, jabuticaba-sabará, jaboticabeira
  • Família: Myrtaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene

  • A jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, conhecidas por seus deliciosos frutos. Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação. Na primavera surgem do tronco numerosasflores brancas, que cobrem quase toda sua extensão. Este processo ocorre simultaneamente à queda das folhas, modificando completamente a aparência da árvore. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que tornam-se vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos.

  • Os frutos são do tipo baga, apresentam casca brilhante e fina, que rompe-se facilmente à primeira mordida, evidenciando a polpa branca, doce e suculenta que envolve cerca de 1 a 4 sementes. Os frutos geralmente são consumidos in natura, mas prestam-se para o preparo de sucos, licores, aguardentes, vinagres e doces. São também muito atrativos para as aves silvestres. As safras de jaboticaba são proporcionalmente abundantes às chuvas que acompanham o amadurecimento dos frutos.

  • A jabuticabeira é uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu "auge" como planta ornamental durante a floração e frutificação. É uma planta própria para o quintal ou pomar, pois suas frutas azedam muito rapidamente o que a torna difícil de ser cultivada em grandes pomares comerciais. Como imortalizou o poeta Carlos Drummond de Andrade: "Jaboticaba chupa-se no pé". É crescente sua utilização em jardins de vasos e como bonsai também, principalmente a variedade "Sabará", de menor porte e maior precocidade.

  • A jabuticabeira é uma árvore de crescimento lento, que demanda cerca de 10 anos para sua primeira frutificação. Mas quando começa não pára mais e sua produtividade cresce a cada ano. Quando adulta ela pode alcançar cerca de 15 metros de altura e apresenta copa em formato piramidal.

  • Além da "Sabará", as variedades de jabuticabeira mais cultivadas são a "Paulista", de grande porte, alta produtividade, frutos grandes, a "Branca", de porte médio, com muitos frutos grandes, verde-claros; a "Rajada", que tem os frutos verde-bronzeados, grandes e doces, mas sua maturação é mediana, e a "Ponhema", a mais apropriada para a industrialização do fruto, apresenta maior crescimento, alta produção e frutos grandes, que só devem ser consumidos quando bem maduros.

  • Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos férteis, profundos e ricos em matéria orgânica. As mudas devem ser plantadas em covas bem preparadas, caladas e adicionadas de esterco curtido, torta de mamona, farinha de ossos e húmus de minhoca. É muito exigente em água, devendo ser irrigada regularmente, com especial atenção durante a floração e frutificação. É pouco tolerante às secas ou geadas Multiplica-se por sementes ou enxertia.
  • Autor: Raquel Patro


    Fonte da ficha técnica: Jardineiro.Net


    Aqui na Fênix ArtDecor, você vai encontrar as melhores árvores frutíferas, inclusive uma linda Jabuticabeira cheia de frutos como a da foto, fazendo o maior sucesso em seu jardim!

    Se não tivermos a de seu interesse no momento de sua visita, teremos o prazer de encomendar junto aos produtores pra você!

    Viva a vida mais naturalmente! 



    Eduardo Garcia Acedo
    Paisagista - Fênix ArtDecor

3 comentários:

  1. Não gosto muito de jabuticaba =/
    Lá em casa, adoram rs eu já passo longe, nunca me apeteceu tanto rsrs
    Prefiro um pé de framboesa, carambola, romã, acerola, pitanga rsrsrs mas gostei, acho uma graça, mesmo não gostando dessa fruta!

    beijãozão*

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Jabuticabeira...
    É uma arvore da minha infância...passei hora numa arvores dessas.
    Perto de minha casa tinham 3 arvores...hoje foram assinadas pela construção civil.
    Mas após quarenta anos pudi plantar três arvores... e ainda mais duas de uma jabuticaba verde.

    ResponderExcluir