segunda-feira, 28 de maio de 2012

Raras e Nativas: Araçá-piranga.

Araçá-piranga (Eugenia leitoni)
O Goiabão ou Araçá-Piranga é uma árvore brasileira muito decorativa encontrada originalmente na Mata Atlântica. Isso porque ela possui a característica de ter seu tronco e seus galhos coloridos de vermelho ferrugineo no verão. Ela é hoje extremamente rara, devido a grande devastação sofrida pelo seu ambiente natural. Contudo pode ser encontrada no Parque Nacional do Itatiaia.

Trata-se de um exemplar de crescimento lento que pode atingir até
14 metros de altura. Folhas opostas, pecioladas, membranáceas, glabras, de 9 a 17 cm de comprimento. Floresce nos meses de novembro e dezembro. Os frutos amadurecem em fevereiro e março. Os frutos são comestíveis e muito procurados pela avifauna em geral.

Presta-se ao fornecimento de madeira de grandes beleza e qualidade, apropriada para a confecção de móveis de luxo, além de servirem às construções civil e naval, em vários dos seus segmentos. Seu tronco apresenta casca avermelhada, mais intensa quando exposta ao sol, o que proporciona belo espetáculo da Natureza, razão pela qual pode ser considerada como árvore de grande beleza.

Seu crescimento lento desestimula aos "imediatistas" que querem, erroneamente, plantar apenas vegetais de crescimento rápido sem atentar às regras da Natureza, que se utiliza da velocidade do crescimento dos seus vegetais para fazer o balanceamento necessário à sua perenidade. Sua sinonímia "goiabarana" quer dizer que seus frutos são "semelhantes à goiaba".

Os frutos são muito parecidos com a Goiaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário