terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Plantas carnívoras.

Sempre quando o caminhão chega de São Paulo, do entreposto de plantas, chega alguma espécie diferente.
Desta vez foram duas espécies de plantas carnívoras. 


Segundo a Wikipedia:

Plantas carnívoras são plantas entomófagas com a habilidade de capturar insetos e animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos(essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.
As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado.


Nepenthes.
Estas foram as duas espécies que recebemos hoje, a Nepenthes e a Dionea, muito interessantes e exóticas.
Dionea.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jabuticaba, frutinha da moda?

Aqui em nossa loja está uma febre, todas as mudas frutíferas sempre fazem muito sucesso, ainda mais quando estão carregadas de frutinhos, difícil é segurar o pessoal, pra que não colham e comam as pequenas gostosuras...

Não se sabe porque, nós mesmo ainda não entendemos, mas a procura por Jabuticabeiras nunca foi tão grande, será que a simpática e deliciosa frutinha andou dando o ar de sua graça em alguma novela global, por exemplo?!?!

Independente disso, sabemos que todas as mudas frutíferas tem o seu charme e utilidade em particular, afinal elas aguçam vários sentidos, VISÃO, OLFATO e PALADAR, o que não acontece com as plantas ornamentais , portanto acabam ganhando muito mais importância!


Jabuticabeira carregada!
Vamos conhecer um pouco mais sobre a frutífera do momento, seguindo o excelente conteúdo do site Jardineiro.Net:

  • Nome Científico: Myrciaria cauliflora
  • Sinonímia: Myrcia cauliflora, Plinia trunciflora, Myrciaria jaboticaba, Myrciaria trunciflora, Eugenia cauliflora
  • Nome Popular: Jabuticaba, jabuticabeira, fruita, jabuticaba-preta, jaboticaba, jabuticaba-açu, jabuticaba-do-mato, jabuticaba-paulista, jabuticaba-sabará, jaboticabeira
  • Família: Myrtaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene

  • A jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, conhecidas por seus deliciosos frutos. Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação. Na primavera surgem do tronco numerosasflores brancas, que cobrem quase toda sua extensão. Este processo ocorre simultaneamente à queda das folhas, modificando completamente a aparência da árvore. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que tornam-se vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos.

  • Os frutos são do tipo baga, apresentam casca brilhante e fina, que rompe-se facilmente à primeira mordida, evidenciando a polpa branca, doce e suculenta que envolve cerca de 1 a 4 sementes. Os frutos geralmente são consumidos in natura, mas prestam-se para o preparo de sucos, licores, aguardentes, vinagres e doces. São também muito atrativos para as aves silvestres. As safras de jaboticaba são proporcionalmente abundantes às chuvas que acompanham o amadurecimento dos frutos.

  • A jabuticabeira é uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu "auge" como planta ornamental durante a floração e frutificação. É uma planta própria para o quintal ou pomar, pois suas frutas azedam muito rapidamente o que a torna difícil de ser cultivada em grandes pomares comerciais. Como imortalizou o poeta Carlos Drummond de Andrade: "Jaboticaba chupa-se no pé". É crescente sua utilização em jardins de vasos e como bonsai também, principalmente a variedade "Sabará", de menor porte e maior precocidade.

  • A jabuticabeira é uma árvore de crescimento lento, que demanda cerca de 10 anos para sua primeira frutificação. Mas quando começa não pára mais e sua produtividade cresce a cada ano. Quando adulta ela pode alcançar cerca de 15 metros de altura e apresenta copa em formato piramidal.

  • Além da "Sabará", as variedades de jabuticabeira mais cultivadas são a "Paulista", de grande porte, alta produtividade, frutos grandes, a "Branca", de porte médio, com muitos frutos grandes, verde-claros; a "Rajada", que tem os frutos verde-bronzeados, grandes e doces, mas sua maturação é mediana, e a "Ponhema", a mais apropriada para a industrialização do fruto, apresenta maior crescimento, alta produção e frutos grandes, que só devem ser consumidos quando bem maduros.

  • Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos férteis, profundos e ricos em matéria orgânica. As mudas devem ser plantadas em covas bem preparadas, caladas e adicionadas de esterco curtido, torta de mamona, farinha de ossos e húmus de minhoca. É muito exigente em água, devendo ser irrigada regularmente, com especial atenção durante a floração e frutificação. É pouco tolerante às secas ou geadas Multiplica-se por sementes ou enxertia.
  • Autor: Raquel Patro


    Fonte da ficha técnica: Jardineiro.Net


    Aqui na Fênix ArtDecor, você vai encontrar as melhores árvores frutíferas, inclusive uma linda Jabuticabeira cheia de frutos como a da foto, fazendo o maior sucesso em seu jardim!

    Se não tivermos a de seu interesse no momento de sua visita, teremos o prazer de encomendar junto aos produtores pra você!

    Viva a vida mais naturalmente! 



    Eduardo Garcia Acedo
    Paisagista - Fênix ArtDecor

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Strelitzia augusta.



Nomes Populares:
Estrelítzia-Branca, Estrelítzia-Alba.

Sinonímia: Strelitzia augusta D.Dietr..
Família: Musaceae.
Divisão: Angiospermae.
Origem: África do Sul.

Tamanho: 4-7 metros de altura.
Iluminação: Pleno Sol.
Solo: Terra Rica em Matéria Orgânica.
Temperatura: Quente.
Rega: 2-3 Vezes por Semana.
Ciclo de Vida: Perene.
Multiplicação: Sementes e Mudas.

Descrição: A Estrelítzia-Branca é considerado uma árvore, semi-lenhosa, entouceirada, originária da África do Sul, abrangendo cerca de 4-7 metros de altura com folhas grandes, coriáceas, recurvadas, dispostas num plano em leque lembrando as folhas de uma bananeira.
Ela produz inflorescências grandes com espatas em forma de barco, contendo flores brancas que se abrem sucessivamente. É confundida com a Strelitzia nicolai Regel et C.Koch., de porte menor e de flores maiores, azuis. Os frutos contêm sementes com arilo alaranjado.

É cultivada como arbusto entouceirado e isolado ou formando conjuntos a pleno sol com solo rico em matéria orgânica. É sensível a geadas.

Multiplica-se por sementes ou por mudas que se formam junto à planta entouceirada.



Esta flor acabou de abrir em nosso Show Room, muito linda!



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A casa dos Jabutis, com um Jardim novinho!

A área destinada aos Jabutis, sortudos hein!
Este foi um de nossos últimos trabalhos, executamos esse Jardim em um colégio de Praia Grande, o mesmo espaço está destinado a ser a nova casa para 5 Jabutis, por isso da "toca" bem ao fundo do canteiro e bastante espaço para que eles se movimentem.

Foram utilizadas neste projeto:

Arbórea, Crotons, Bromélias, Buxus, Yuccas, Lantanas e ixoras, bem como substrato, pedras grandes, médias e pedriscos.

Agora os Jabutis dessa escola vão poder sair do marasmo e poder curtir uma natureza bem à vontade!
Esse espaço estava praticamente morto em um dos cantos da entrada de serviço do estabelecimento, agora existe muita cor, movimento e vida, essa é nossa missão, transformar o esquecido e abandonado em destaque dentro do ambiente.

Solicite um orçamento de projeto paisagístico e execução de Jardim conosco, basta ligar para 13. 3567.1233 ou 13. 3567.2537.

Parabéns para os Jabutis e sua nova casa!!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quem nunca subiu numa árvore de Jambolão...

Fruta de sabor doce e adstringência alta, tem como inconveniente o problema de "manchar" a pele e a roupa, ao cair do pé.

Nome Científico: Syzygium jambolanum
Sinonímia: Eugenia jambolana, Syzygium cumini, Calyptranthes oneillii, Eugenia cumini, Myrtus cumini
Nome Popular: Jambolão, baga-de-freira, guapê, jamelão, jalão, azeitona, jambuí, azeitona-da-terra
Família: Myrtaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia
Ciclo de Vida: Perene

O jambolão é uma árvore frondosa, de porte médio e copa cheia, ampla, bastante ramificada. Pode alcançar 10 metros de altura. Suas folhas são coriáceas, lisas e escuras, com uma nervura central clara e saliente. Suas flores são hermafroditas, brancas ou amareladas, com longos e numerosos estames e reúnem-se em rácemos terminais. Os frutos são do tipo baga, pequenos e ovóides como as azeitonas verdadeiras (Olea europea), de coloração branca que gradativamente torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduros. A polpa carnosa envolve uma única semente.

De sabor doce, porém um pouco adstringente, os frutos são em geral agradáveis ao paladar. Apresentam o único inconveniente de manchar a pele e as roupas e, por ocasião da queda, veículos e calçamentos também. Por este motivo, esta bela árvore de sombra refrescante no verão, não é muito indicada para arborização de ruas, avenidas e praças, reservando-se seu plantio para parques maiores e sítios. Os frutos do jambolão podem ser consumidos in natura  ou processados em compotas, licores, vinhos, tortas, doces entre outros.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, profundo e bem drenável, com regas periódicas no primeiro ano de implantação. Árvore tipicamente tropical, o jambolão aprecia o calor e a umidade, com crescimento rápido a moderado. Multiplica-se por sementes.

Medicinal
Indicações: Diabetes, afecções gástricas e pancreáticas, diarréia, disenteria, hemorragias, espasmos, infecções, estimulante gastrointestinal, flatulência, afecções respiratórias.
Propriedades: Adstrigente, calmante, diurético, hipoglicemiante, antibiótica.
Partes usadas: Frutos, sementes, casca do caule e folhas.


Fonte: www.jardineiro.net