terça-feira, 2 de julho de 2013

Plantas de Inverno: Amor-perfeito.


Amor-perfeito (Viola tricolor) é uma flor bienal selvagem eurasiático.1 É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro.2 Ela cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrado onde tem sombra parcial. Floresce de abril a setembro. As flores podem ser roxo, azul, amarelo ou branco. É hermafrodita e autofértil, polinizada pelas abelhas.

Viola tricolor é uma planta que tem uma longa história de uso em fitoterapia. Foi recomendado, entre outros usos, como um tratamento para a epilepsia, asma, doenças de pele e eczema. Possui propriedades expectorantes, então é utilizado no tratamento das doenças pulmonares, como bronquite e coqueluche. É também um diurético e é utilizada no tratamento de reumatismo e da cistite.


Viola tricolor é uma das muitas espécies de plantas que têm ciclotídeos e características citotóxicas, e com estas características significam que ela poderia ser usada para tratar câncer.


As flores têm sido usadas para fazer corantes amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico.


Na mitologia grega, conta que Zeus enamorou-se de uma jovem chamada Lo e provocou ciúmes em sua esposa Hera, ele transformou a moça em novilha e a manteve pastando aos seus pés. Por pena da dieta de ervas a que submeteu a amada, fez com que a terra produzisse lindas flores que chamou de Lo.4 Outra lenda grega conta que as delicadas flores brancas eram adoradas por Eros, o cupido. Para inibir essa adoração, Afrodite as coloriu, o que resultou na coloração tricolor.


Na história conta que gregos e chineses usavam as violas como medicamento, e os celtas e romanos faziam com elas de perfumes. Os amores-perfeitos eram usados até mesmo como elixir do amor na Inglaterra, o que, acredita-se, inspirou Shakespeare em "Sonhos de uma noite de verão". Nessa obra, uma flor mágica teria sido esfregada nos olhos de Titânia enquanto dormia. Ela, ao acordar, apaixonou-se pela primeira pessoa que viu.


Fonte: Wikipedia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário