quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ORQUÍDEAS: Cuidados Básicos!

Não é um bicho de 7 cabeças! No entanto, o que vamos descrever abaixo, são cuidados básicos gerais para se cuidar de plantas da família Orchidaceae, ou seja, dependendo da espécie ou de um híbrido ou outro, esses cuidados podem ter alguma variação.


Os cuidados básicos levam em conta o tipo de vaso / plantio, local onde a orquídea será colocada, rega, adubação e o controle de pragas e doenças.

PLANTIO / TIPO DE VASO:



Na maioria dos tipos de Orquídea o vaso ideal é do tipo terracota ou de barro, aquele cheio de furos, pois as orquídeas necessitam de uma drenagem abundante e não podem reter muita água nas raízes, somente umidade, por isso que se utiliza musgo no plantio.
O substrato também é diferenciado, nós produzimos em nossa loja um substrato especial para orquídeas que é composto de Casca de árvore, Carvão e Pedrisco de rio.
Outra opção muito utilizada é amarrar as orquídeas em troncos ou galhos de árvores ou pergolados, para isso, nunca se esqueça de amarrar junto com as raízes, algum tipo de musgo ou fibra natural, para que este material retenha a umidade necessária para a planta.


LOCAL / ILUMINAÇÃO:

Não exponha a sua planta diretamente ao sol, isso poderá queimar suas folhas. As orquídeas devem ser colocadas em locais arejados, mas sem correntes de vento, com luz indireta do sol por algumas horas do dia, de preferência os primeiros raios de sol pela manhã ou no final da tarde.

Deixe suas orquídeas a uma distancia de pelo menos 20 cm umas das outras, para evitar a transmissão de doenças e parasitas entre elas.

Observe as folhas das suas mudas plantadas diretamente em árvores nos primeiros dias para ver se não estão amarelando, e caso isso ocorre, mude-as de lugar já que sua orquídea pode estar muito exposta ao sol. No habitat natural as orquídeas permanecem escondidas sobre galhos e folhas de outras plantas e árvores e recebem apenas uma pequena quantidade de raios de sol, quando recebem.



REGA:

Sempre verifique se o vaso está úmido pressionando substrato com o dedo. Se estiver úmido espere até secar, e então regue até que a água comece a escorrer por baixo do vaso.

Cheque diariamente ou a cada dois dias. Com relação às mudas que estão nas árvores à umidade se equilibra mais naturalmente. Preste atenção nos períodos mais secos do ano.

Vale lembrar que as orquídeas morrem muito mais por excesso de água que por falta dela.

ADUBAÇÃO:

A orquídea necessita de uma quantidade balanceada de adubo, assim como no caso da água o exagero de adubo é pior do que a falta para as orquídeas. Leia com atenção as instruções contidas nas embalagens dos produtos.

A adubação do solo deve ser feita de manhã ou ao entardecer e a adubação das folhas somente de tarde. Pulverizando a planta com água de vinte a quinze minutos antes da adubação, fará com que as células das folhas responsáveis pela absorção dos nutrientes se abram.

Lembre que adubos orgânicos são mais seguros do que os químicos e com riscos menores de você matar a planta por excesso de adubação.

PRAGAS E DOENÇAS: 

Caso você tiver uma orquídea doente remova imediatamente a planta e coloque-a em quarentena, tratando a doença. Evitando assim o contágio com outras plantas.

...

Em nossa loja você poderá adquirir lindas espécies de Orquídeas, bem como substrato próprio, vasos e adubos recomendados.

Um comentário:

  1. Olá pessoal, a verdade é que a maior parte das orquídeas acaba morrendo ou não dando flores por causa de erros bastante simples do cultivador, mas eu descobri um método para transformar as orquideas do seu jardim em orquideas lindas de exposição. Com alguns segredinhos e seguindo um passo-a-passo elas ficam lindas, quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: julianoqui@inglesaulas.com

    ResponderExcluir