segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exóticas, muito exóticas...


Aechmea fasciata, diferente e muito LINDA!!!


Flores e Mais Flores... de comuns até muito exóticas!

Lindas Bromélias...


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Orquídeas novas em Nossa Loja! Dia de CEASA...


Sempre temos novidades em nossa loja, ainda mais quando o caminhão chega do CEASA, olhem as lindas orquídeas que chegaram diretamente de São Paulo.



São várias espécies a partir de R$ 22,00, aproveite na Fênix ArtDecor!


Festa das flores, anunciando a Primavera, afinal faltam somente 27 dias para a estação mais colorida do ano.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Qual árvore símbolo do Brasil?

Muitos fazem confusão na hora de dizer qual é a árvore símbolo do Brasil, fomos buscar a informação e constatamos que realmente o fato é a melhor escolha, em nossa opinião.



O pau-brasil (caesalpinia echinata, lam) foi eleita como a árvore símbolo do Brasil através da Lei nº 6607 de 07/12/1978, promulgada pelo ex-presidente ERNESTO GEISEL.
Comemora-se em 03 de maio o dia do pau-brasil.


Mas não era o ipê amarelo???


Em 1961 um projeto de lei PL 3380/61, tinha como escopo declarar o pau-brasil e o ipê-amarelo, respectivamente, Árvore e Flor Nacionais, porém este projeto não foi aprovado.

Há ainda os projetos de lei nº 2293/74 e 882/75 que visavam declarar o Ipê Amarelo como flor nacional, também arquivados.
Por isso a confusão.
Portanto é a árvore símbolo do Brasil a Caesalpinia Echinata Lam, vulgarmente conhecida como pau-brasil.
Fonte de consulta:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Estilos: Jardim Clássico.


Jardim clássico ou Formal
É caracterizado sobretudo pelas linhas geométricas e simetria do traçado. Círculos, retângulos, triângulos e semicírculos combinam-se para compor uma paisagem desenhada com régua e compasso. Figuras de topiaria (esculturas vegetais), estátuas, escadarias e fontes de desenho clássico fazem o complemento.





terça-feira, 23 de agosto de 2011

Escolha o melhor estilo de seu Jardim...

ASPECTOS DOS JARDINS.



Independentemente do tamanho, um jardim precisa ter estilo. Os principais são o Clássico, o Inglês, o Japonês, o Tropical e o Contemporâneo.
A escolha do melhor tipo é muito pessoal, mas antes de fazer a opção, é importante analisar alguns aspectos.

• Arquitetura da casa: Assim como os jardins, as construções também apresentam estilos variados. Por isso, para evitar conflitos, o ideal é fazer o óbvio: usar um jardim de estilo clássico em uma casa clássica, por exemplo.

• Manutenção: Se você não quiser ter altos custos para manter o jardim sempre em ordem, verifique o esquema de manutenção do estilo escolhido. Os jardins clássicos, por exemplo, usam topiaria(A arte de podar as plantas em formas ornamentais) e requerem pode constante.

• Custo: Varia de acordo com o tamanho do jardim, os elementos arquitetônicos - caramanchões, decks e piscinas - e as plantas que podem ser adquiridas adultas ou como mudas.

• Usuário: É essencial analisar o estilo de vida da sua família. Se forem pessoas muito atarefadas, com pouco tempo para cuidar do jardim, é melhor optar por um paisagismo mais simples e com plantas que exigem pouca manutenção.


Falaremos sobre cada estilo no próximo post.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Plantas de todos os tipos... temos sim senhor!

Na Fênix ArtDecor você encontra a maior variedade em folhagens e flores do mercado na Baixada Santista, você pode escolher as plantas, vasos, arranjos e tudo mais para formar uma peça especial, colaborando para  otimizar seu ambiente de casa ou de trabalho.


Comigo Ninguém Pode, a Difenbáquia é uma linda folhagem que pode compor o melhor conjunto.

Temos até plantas medicinais... Babosa.

O famoso Copo de Leite, excelente em todas as formas de composição.

Venha nos fazer uma visita!

Av. Tupiniquins, 1635 - Japuí - São Vicente/SP
CEP: 11325-000 - Tel: (13) - 3567.1233 / 3567.2537


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Orquídeas... novidades em nossa loja!

Aproveite para conhecer as novas Orquídeas que chegaram em nossa loja!


São várias as opções, se você for amante de Orquídeas, está no lugar certo!

 


Venha ver ao vivo e a cores, são plantas de extrema beleza e personalidade, aproveitando o ensejo, vamos conhecer um pouco melhor, sobre essas beldades da natureza, segundo a Wikipédia;

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.

A respeito da enorme variedade de espécies, pouquíssimos são os casos em que se encontrou utilidade comercial para as orquídeas além do uso ornamental. Entre seus poucos usos, o único amplamente difundido é a produção de baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanilla, mas mesmo este limitado pela produção de um composto artificial similar de custo muito inferior. Mesmo para ornamentação, apenas uma pequena parcela das espécies é utilizada, pois a grande maioria apresenta flores pequenas e folhagens pouco atrativas. Por outro lado, das espécies vistosas, os orquidicultores vêm obtendo milhares de diferentes híbridos de grande efeito e apelo comercial.

Apesar da grande maioria das espécies não serem vistosas, o formato intrigante de suas flores é muito atrativo aos aficcionados que prestam atenção às espécies pequenas. Como nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesse em colecionadores que ajuntam-se em associações orquidófilas, presentes em grande parte das cidades por todo o mundo. Estas sociedades geralmente apresentam palestras frequentes e exposições de orquídeas periódicas, contribuindo muito para a difusão do interesse por estas plantas e induzindo os cultivadores profissionais a reproduzir artificialmente até espécies que poucos julgariam ter algum valor ornamental, contribuindo para diminuir a pressão sobre a coleta das plantas ainda presentes na natureza.

Etimologia:

O nome orquídea vem do grego όρχις (órkhis) que significa testículo e ειδος (eidos) que significa: aspecto, forma; em referência ao formato dos dois pequenos tubérculos que as espécies do gênero Orchis apresentam. Como este gênero foi o primeiro gênero de orquídeas a ser formalmente descrito, dele derivou o nome de toda a família.

Comece sua coleção agora mesmo! Aqui na Fênix ArtDecor tem!!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novidades incríveis em nossa loja!!!

Novas espécies em nossa loja, são flores incríveis que vão deixar sua casa com jeitão de PARAÍSO...

Zantedeschia, várias cores!





Zantedeschia aethiopica (br: copo-de-leite / pt: jarro) é o nome científico de uma planta originária da África do Sul, comum onde quer que exista água. Forma grandes extensões em deltas de rios, lagos, etc.. É usada como ornamental em outras zonas de clima temperado, devido às suas flores grandes e à facilidade com que se cultiva.
É tóxica, devido à presença de oxalato de cálcio e possivelmente uma espécie invasora.

O copo-de-leite, mesmo sendo uma praga, é muito vendido em floriculturas, e apreciado em jardins.




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Jardins verticais, uma boa opção para economizar espaço.


Na Fênix ArtDecor, você encontra tudo o que precisa para decorar sua casa de uma maneira inteligente e cheia de bom gosto. Como por exemplo, fazendo um Jardim Vertical, através de Cachepots em parede, Painéis com vasos de fibra de coco e tantas outras opções hoje em dia.


Muito usado atualmente, adequado a todo o tipo de jardim que tem uma parede ou muro delimitando o jardim. 

São em geral espaços somente de alvenaria, sem nenhuma contribuição ao meio ambiente.




Venha para a Fênix ArtDecor e leve para casa sua idéia de Jardim Vertical praticamente pronto, basta executar!



Qualidade em Estatuetas para seu Jardim: Somente aqui tem!

Que tal enfeitar o seu Jardim com lindas estatuetas de concreto, dando um toque todo Retrô e, ao mesmo tempo infantil ao seu ambiente de lazer.


Coruja Real.


Saci-Pêrere.


Coruja Pequena.

Você tem dúvida que esses enfeites ficarão legais em seu Jardim?


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lírio da PAZ, exemplar muito lindo com 1,5 metro!


Aqui na Fênix ArtDecor você pode montar o arranjo da maneira que mais lhe convier, exemplo desse lindo Lírio da Paz com 1,5 mt de altura, linda planta, o cliente trouxe o cachepot e nós colocamos a planta...

Vaso de plástico com a planta, R$ 75,00 na Fênix ArtDecor.

Apareça! 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

E o Xaxim??? Existe uma opção de utilização?

Há muito tempo o homem usufrui de recursos naturais em nosso planeta Terra de maneira não sustentável.

A Dicksonia Sellowiana, planta nativa da Mata Atlântica, conhecida como Samambaia-açu Imperial, cujo tronco se extrai o Xaxim, utilizado na fabricação de vasos e substratos , está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção (IBAMA) pelo corte indiscriminado e comércio indevido. Em 2001, uma resolução do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - passou a proibir a extração dessa espécie vegetal, nos estados do Sul do país, em especial, Santa Catarina, local de maior ocorrência dessa exploração.

A Samambaia-açú Imperial tem um crescimento muito lento, geralmente entre 5 a 8 cm por ano e estima-se que para  produzir um vaso de 50cm de diâmetro é necessário extrair uma planta com idade mínima de 50 anos. 

Você sabia que a Samambaia-açu é uma das espécies vegetais mais antigas do planeta e leva até 100 anos para atingir sua idade adulta? 

Devido a sua singular beleza costuma ser utilizada na ornamentação de jardins, mas suas mudas devem ser sempre originárias de plantas cultivadas e não extraídas do ambiente natural.


Com a consciência de que é preciso preservar esta espécie, desenvolvemos em 1996, o
 COQUIM
, o primeiro vaso de fibra de coco do Brasil, um produto orgânico, 100% natural, biodegradável, que vem substituir o Xaxim para deixá-lo intacto na Mata Atlântica.

Fonte: Site http://www.coquim.com.br

As aplicações para os vasos de fibra de coco são muitas as possibilidades que esta peça pode fornecer em matéria de decoração e verticalidade são inesgotáveis, depende somente de sua criatividade. Na Fênix ArtDecor você encontra várias opções de vaso de fibra de coco!

Salitre do Chile: Saiba pra que serve...

Salitre do chile é um fertilizante mineral de alta pureza e solubilidade. Não perde nitrogênio por volatilização, não acidifica o solo, aumenta a absorção de potássio, cálcio e magnésio.

Apresenta menor salinidade devido à ausência de cloro, e ainda fornece sódio, elemento benéfico para várias culturas.

É muito utilizado em aplicações de cobertura para frutíferas e hortaliças, aumentando o vigor das plantas. 

Formulação:
Nitrogênio (N):   15%     
Potássio (K2O): 14%


Têm na Fênix ArtDecor.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Lindos Vasos: Asplênium e Iúca.

Aqui na Fênix ArtDecor você escolhe e monta seu arranjo, da maneira que melhor achar, com uma ou mais plantas, com o vaso que escolher e combinar melhor com seu ambiente e tudo mais...



Iúca, com vaso e casca de pinus. R$ 196,00 na Fênix ArtDecor.

Asplênium, sozinho e lindo! R$ 177,00 na Fênix ArtDecor. 
Para mais opções de vasos e plantas, muitas plantas... apareça em nossa loja!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Guia de Trepadeiras: Campainha

Existem certas plantas que, por seu modo de vida e seu habitat, são muito úteis e usuais, como é o caso dessa versátil trepadeira;

Bom-dia; campainha (Ipomoea purpurea)

As flores arroxeadas e em forma de funil, que desabrocham no período da manhã e se fecham à tarde, surgem em numerosa quantidade em boa parte do ano, principalmente na primavera e verão. Seus longos ramos são perfeitos para bordar varandas e janelas, assim como para encobrir treliças e caramanchões.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O maior de todos: Burle Marx - O Paisagista!!! 102 anos de seu Nascimento.


Roberto Burle Marx
(São Paulo, 4 de agosto de 1909 — Rio de Janeiro, 4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, tendo ganho renome internacional ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista. Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo.



Biografia


Era o quarto filho de Cecília Burle (de origem pernambucana e francesa) e de Wilhelm Marx, judeu alemão, nascido em Stuttgart e criado em Trier (cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô).
A mãe, exímia pianista e cantora, despertou nos filhos o amor pela música e pelas plantas. Roberto a acompanhava, desde muito pequeno, nos cuidados diários com as rosas, begônias, antúrios, gladíolos, tinhorões e muitas outras espécies que plantava no seu jardim. Com a ama Ana Piascek aprendeu a preparar os canteiros e a observar a germinação das sementes do jardim e da horta.
O pai era um homem culto, amante da música erudita e da literatura europeia, preocupado com a educação dos filhos, aos quais ensinou alemão, embora se dedicasse aos negócios, como comerciante de couros, num curtume que mantinha em São Paulo.


Mudança para o Rio de Janeiro
Quando os negócios começam a ir mal em São Paulo, seu pai resolveu mudar-se para o Rio de Janeiro em 1913. A família viveu um tempo em casa de familiares e, quando a nova empresa de exportação e importação de couros de Wilhelm Marx começou a ter resultados positivos, finalmente se mudaram para um casarão no Leme. Nesse casarão, Burle Marx, então com 8 anos, começou a sua própria coleção de plantas e a cultivar suas mudas.

Período na Alemanha

Aos 19 anos, Burle Marx teve um problema nos olhos e a família se mudou para Alemanha em busca de tratamento. Permaneceram na Alemanha de 1928 a 1929, onde Burle Marx entrou em contato com as vanguardas artísticas. Lá conheceu um Jardim Botânico com uma estufa mantendo vegetação brasileira, pela qual ficou fascinado.
As diversas exposições que visitou e, dentre as mais importantes, a de Picasso, Matisse, Paul Klee e Van Gogh, lhe causaram grande impressão, levando-o à decisão de estudar pintura.

Formação acadêmica em Arquitetura (Belas Artes)

Durante a estada na Alemanha, Burle Marx estudou pintura no ateliê de Degner Klemn. De volta ao Rio de Janeiro, em 1930, Lucio Costa, que era seu amigo e vizinho do Leme, o incentivou a ingressar na Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Burle Marx conviveu na universidade com aqueles que se tornariam reconhecidos na arquitetura moderna brasileira: Oscar Niemeyer, Hélio Uchôa e Milton Roberto, entre outros.

Início do Paisagismo no Recife

O primeiro projeto de jardim público idealizado por Burle Marx foi a Praça de Casa Forte, no Recife, em 1934. Nesse mesmo ano assumiu o cargo de Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, onde ainda lidava com um trabalho de inspiração levemente eclética, projetando mais de 10 praças. Nesse cargo, fez uso intenso da vegetação nativa nacional e começou a ganhar renome, sendo convidado a projetar os jardins do Edifício Gustavo Capanema (então Ministério da Educação e da Saúde). Em 1935, ao projetar a Praça Euclides da Cunha (a Praça do Internacional, conhecida também como Cactário Madalena) ornamentada com plantas da caatinga e do sertão nordestino, buscou livrar os jardins do "cunho europeu", semeando a alma brasileira e divulgando o "senso de brasilidade". Seu grupo do movimento arquitetônico modernista (junto com Luiz Nunes, da Diretoria de Arquitetura e Construção, e Attílio Correa Lima, responsável pelo Plano Urbanístico da cidade, ganhou opositores como Mário Melo e simpatizantes como Gilberto Freyre, Joaquim Cardozo e Cícero Dias, com os quais sempre se reunia. Em 1937 criou o primeiro Parque Ecológico do Recife.

Ruptura e modernidade

Sua participação na definição da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo atuado nas equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.



A partir daí, Burle Marx passou a trabalhar com uma linguagem bastante orgânica e evolutiva, identificando-a muito com vanguardas artísticas como a arte abstrata, o concretismo, o construtivismo, entre outras. As plantas baixas de seus projetos lembram em muitas vezes telas abstratas, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Árvores Frutíferas: Laranjeira.

A laranja é o fruto produzido pela Laranjeira (Citrus x sinensis), uma árvore da família Rutaceae.  A laranja é um fruto híbrido, criado na antiguidade a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina.


Descrição:É uma árvore de pequeno porte, em torno de 8,0 metros de altura, tronco de casca acinzentada, muito ramificada de copa densa com forma arredondada. 
As folhas são ovais, de textura coriácea, borda lisa, cor verde intenso, exalando perfume quando esmagadas.
As flores são pequenas, brancas, perfumadas, sendo polinizadas por abelhas, que produzem com elas um mel de excelente qualidade.
O fruto é globoso, mais arredondado conforme a variedade, de coloração verde a laranja e casca com óleo perfumado. 
A polpa é aquosa com cor amarela ou alaranjada conforme a variedade e estágio de maturação.
Frutifica praticamente ao longo do ano, mais intenso de abril a setembro.

Modo de Cultivo :Para plantar uma laranjeira com sucesso a época ideal é na estação mais chuvosa ou durante o inverno nos estados do sul do país.
O clima melhor para cultivo fica com temperaturas entre 23 e 32 ºC, mas a resistência ao frio depende da variedade. 
Regiões muito quentes, com temperaturas superiores a 32 ºC e com déficit hídrico não são adequadas para o cultivo desta planta, apesar de que a irrigação controlada poderá resolver um dos problemas.
A laranjeira conhecida como laranja-azeda, utilizada para o preparo de doces em calda e cristalizados é a variedade Citrus auranticum. 
Algumas variedades de possíveis cultivo são a Natal, Pera e Valência, para a Região Leste e Piralima, Seleta, Valência e Hamlin para o Sul.

Plantio e Adubação :
A laranjeira se desenvolve bem em qualquer tipo de solo, mas os areno-argilosos têm melhor resposta. 
Devem ser profundos, não plantar em solos rasos, o pH é de 6,0 a 6,5.
Se houver muita acidez corrigir com calcáreo na quantidade recomendada pela análise de solos.
Fazer a preparação da cova, maior que o torrão, adicionar areia no fundo, 5-10 litros de adubo animal curtido, 200 gramas de farinha de ossos e 200 gramas de adubo químico NPK fórmula 10-20-20, misturando com a terra para não queimar as raízes.
Não esquecer de regar.
Adubações de cobertura devem ser feitas no inverno ou no início das estações chuvosas, na projeção da copa. 
Utilizar adubo granulado 10-20-20 ou similar, misturado com húmus de minhoca em sulco, não esquecendo de regar depois.
Flor de Laranjeira.