quinta-feira, 1 de novembro de 2012

.Tagetes. - O Cravo-de-defunto. (FINADOS)

Na véspera do feriado de Finados, fomos buscar uma planta cuja a flor, é chamada também de Flor-dos-mortos, também é muito utilizada para decoração fúnebre neste período.
 

 
Nome científico:
Tagetes pátula.
Família:
Asteraceae.
Nomes populares:
tagetes-anão, flor-de-estudante, cravo-de-defunto, cravo-francês.

Etimologia:
seu nome deriva da junção das palavras indígenas cempoal (vinte) e xóchitl (flor), ou seja, vinte flores.

Origem:
América do Norte.
 
Características gerais:
planta herbácea anual, apresenta porte ereto, caule curto e ramificado, com altura de 20 a 30 cm de altura. As flores ocorrem em capítulos densos, simples ou dobrados, em tonalidades variáveis de amarelo, laranja e vermelho alaranjado, sendo bastante abundantes no verão. As folhas têm um aroma característico e podem ser cultivadas com outras plantas mais delicadas, pois o tagetes apresenta a propriedade de afastar algumas pragas, principalmente insetos.
Condições de cultivo:
devem ser cultivados a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, recebendo regas regulares. Desenvolve-se bem em regiões de altitude elevada, tolerando bem o frio.
Propagação:
multiplica-se por sementes, ocorrendo também a germinação de sementes que caem no solo.


Usos:
na composição de maciços, bordaduras, isolado ou em conjunto com outras flores e folhagens.

Curiosidades:
usada na medicina para acne, bronquite, cólicas uterinas, espasmos, furúnculo, dores reumáticas, melhorar o apetite, prisão de ventre, resfriados, reumatismo, sudorífico, tosse, vermes. Apresenta propriedade analgésica, antiespasmódica, anti-reumática, antitussígena, imunoestimulante, laxativa, purgativa, sudorífera, vermífuga. As partes utilizadas são as flores e folhas.

Possui a capacidade de eliminar nematóides do solo e seu plantio próximo a hortas e outras espécies ornamentais auxilia repelindo formigas e outros insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário