sábado, 28 de janeiro de 2012

Guia de Trepadeiras: Trepadeira Caracol



Nome Científico: Vigna caracalla
Sinonímia: Phaseolus caracalla
Nome Popular: Caracala, Trepadeira-caracala, Trepadeira-caracalla, Flor-concha
Família: Fabaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

A caracala é uma trepadeira perene, leguminosa, volúvel e tropical, com belíssimas flores exóticas e suavemente perfumadas, porém ainda pouco conhecida e difundida. O nome caracala significa que vem de Caracas, na Venezuela. Da mesma família da ervilha, essa trepadeira de textura herbácea é capaz de crescer  de 6 a 8 metros em condições ideais de cultivo. Suas folhas são trifoliadas, alternas, longo pecíoladas, com folíolos ovalados, acuminados, glabros, de cor verde e com margens inteiras. A floração ocorre no primavera, verão e outono. As flores são papilionáceas, sustentadas em cachos pendentes. Eles variam do branco, verde ao amarelo com pétalas arroxeadas a róseas, em surpreendentes degradées. A pétala superior é ovalada e a inferior é fortemente curvada, como uma conha de caracol. As flores produzem néctar abundante e são atrativas para abelhas. Os frutos são vagens cilíndricas, alongadas e esverdeadas.

Vigorosa e de rápido crescimento, a caracala é uma opção perfeita para cobrir caramanchões, pérgolas, treliças, arcos, cercas, árvores e tantos outros suportes no jardim. Também pode ser plantada em vasos, desde que lhe seja oferecido suporte. Curiosidade: A caracala era uma das plantas preferidas de Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, que a cultivava no Palácio Monticello.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade. Não tolera o frio ou geadas. Em países de clima temperado deve ser protegida em interiores ou casas de vegetação no inverno. Mesmo assim, ela pode perder as folhas no período frio, mas volta a brotar na primavera. Também pode ser cultivada sob meia-sombra, mas neste caso a floração é reduzida. Multiplica-se por estaquia, alporquia ou por sementes, que necessitam quebra de dormência, através de lixamento da casca e imersão em água por dois a três dias.

Fonte: http://www.jardineiro.net

Um comentário:

  1. José Ari Borges do Amaral28 de setembro de 2016 às 16:24

    Procuro mudas de Trepadeira Caracol (Vigna Caracalla) ... como conseguir ? Moro em Vacaria (RS).

    ResponderExcluir